O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são benefícios fundamentais no contexto trabalhista brasileiro. Ambos têm o objetivo de promover a integração do empregado e do servidor público ao desenvolvimento da empresa e do país, além de proporcionar uma espécie de poupança individual.
O Que é o PIS/PASEP?
Em 1970, o governo criou o PIS e, em 1971, o PASEP, como parte do Fundo de Participação PIS-PASEP. Esses programas visavam garantir aos trabalhadores participação nos lucros das empresas e estimular a poupança. Então, com o tempo, a Caixa Econômica Federal passou a administrar o PIS e o Banco do Brasil o PASEP.
Quem Tem Direito ao PIS/PASEP?
Destinam-se aos trabalhadores do setor privado o PIS e aos servidores públicos o PASEP.
- PIS: O trabalhador precisa ter carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano-base, receber até dois salários mínimos por mês e estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos.
- PASEP: Servidores públicos precisam ter pelo menos 30 dias de trabalho no ano-base, além de estarem inscritos no PASEP há pelo menos cinco anos e terem recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Como Sacar o PIS/PASEP?
O saque do PIS é realizado na Caixa Econômica Federal e do PASEP no Banco do Brasil. Desse modo, os trabalhadores do setor privado que possuem Cartão Cidadão e senha podem sacar o PIS em terminais de autoatendimento, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Já os servidores públicos devem apresentar documento de identificação em qualquer agência do Banco do Brasil.
Datas Importantes:
- Calendário PIS: A Caixa Econômica Federal estabelece anualmente um calendário de pagamento do PIS, levando em consideração a data de nascimento do trabalhador. O calendário é divulgado em seu site oficial.
- Calendário PASEP: Assim como o PIS, o pagamento do PASEP segue um calendário anual determinado pelo Banco do Brasil, baseado no número final de inscrição do servidor público. Este calendário também é divulgado no site oficial do banco.
Dicas Importantes:
- Mantenha seus dados cadastrais atualizados na empresa em que trabalha ou na entidade responsável pelo seu cadastro como servidor público.
- Consulte regularmente o calendário de pagamento do PIS/PASEP para não perder o prazo.
- Em caso de dúvidas, busque informações nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, além dos órgãos de fiscalização e defesa do trabalhador.
Conclusão:
O PIS/PASEP é um importante benefício para os trabalhadores brasileiros, garantindo uma forma de participação nos lucros das empresas e incentivando a poupança. Assim sendo, conhecer seus direitos, manter-se informado sobre o calendário de pagamento e garantir a atualização de seus dados cadastrais são passos essenciais para usufruir desses benefícios de forma eficaz. Para mais informações sobre o PIS, acesse o site da Caixa Econômica Federal. Para informações sobre o PASEP, acesse o site do Banco do Brasil.
E então, gostou esse artigo sobre PIS/PASEP? Sendo assim, nos siga no Instagram e no Facebook para receber artigos como esse todos os dias! Encontre aqui uma sugestão de artigo!