Seguir um método seguro de como cortar o açúcar não é apenas para quem deseja perder peso, acredite. Se você consome muito açúcar, mesmo não se incomodando com o seu peso, deve atentar para problemas de saúde severos que podem ser desencadeados pelo exagero contínuo de açúcar ingerido.
Essa não é uma tarefa assim tão fácil, pois hoje você encontra o açúcar demasiadamente em tudo. Principalmente nos alimentos industrializados que não sugerem cuidado com a saúde em nenhum formato. Mas, temos uma boa notícia! Você consegue cortar o açúcar com pequenos hábitos diários, sem dificuldades extremas, e gradativamente. Confira a seguir pequenas atitudes, que incorporando no dia a dia já reduzem consideravelmente os níveis de açúcar.
Cuidado! Evite açúcares adicionados
Antes de mais nada, sua atenção deve estar concentrada em evitar o açúcar adicionado. Eles são misturas que nem sempre aparecem com o nome “açúcar”, e normalmente integram alimentos industrializados ou processados. Este tipo de açúcar é o que encorpa ou texturiza alguns alimentos, dar cor ou conserva, e podem se esconder mesmo em alimentos salgados.
Portando, eleve o consumo de alimentos naturais, e identifique sempre nos rótulos, as palavras que podem indicar teor de açúcares na composição. Exemplo: xarope de milho. sacarose, malte de cevada, agave, galactose, glicose, malto dextrina e dextrose… Que nada mais são do que outras composições com as mesmas propriedades e funções do açúcar. Por isso, na dúvida, consuma mais alimentos naturais em sua rotina.
Evite refrigerantes para cortar o açúcar
E eu já sei o que você pensou: “mas eu só tomo o sem açúcar!”. Calma aí que já vamos falar sobre ele também. Não é novidade para ninguém que o refrigerante é um dos maiores vilões da saúde, não só, mas principalmente por causa da altíssima concentração de açúcar. Em uma latinha de refrigerante por exemplo, que costuma ter 350ml, tem aproximadamente 8 colheres de açúcar.
Então não tem muito o que argumentar, é cortar de vez o refri. Já as fórmulas sem açúcar, tem concentração de adoçantes artificiais e alto teor de sódio, traduzindo, também estão longes de serem indicados para sua saúde. E mesmo no combate ao peso e a redução de medidas, lembre-se que alimentos com muito sódio vão te trazer inchaço e retenção de líquido, então sai dessa e já substitui por sucos ou água com gás.
E por falar em suco, alguns sucos mesmo sem açúcar vão continuar com teor doce considerando o próprio açúcar da fruta. Manga, tangerina (mexerica), goiaba e melancia são boas opções neste propósito. Sem falar que as frutas por si só já são as melhores opções para saciar a vontade de comer doce.
Dicas para cortar o açúcar
Calma que ainda não acabou! Aqui vão mais algumas dicas que podem ajudar:
- Deu vontade de chocolate? Opte pelo meio amargo. No mínimo 50% de cacau. Essas versões terão menos açúcar, além de ser afrodisíaco e conter boas concentrações de vitaminas e fibras.
- Atenção na cozinha, pois molhos e temperos prontos pra o consumo tem em sua composição níveis consideráveis de açúcar. Por isso, o ideal é que você busque por molhos e temperos naturais, lembrando que você pode preparar molhos e misturinhas para saladas em grandes quantidades e congelar porções.
- Diminua gradualmente: Vai ser mais difícil retirar de vez o açúcar, então diminua aos poucos. Se para uma jarra de suco você utilizava três colheres, agora use duas… O mesmo vale para cafés e chás. Encontre formas alternativas de ir reduzindo até que seu paladar já esteja adaptado sem maiores sofrimentos.
Para mais dicas, truques e receitas confira novidades diárias em nosso blog!