E se eu te disser que unindo aqueles dois ingredientes que todo mundo gosta, você cria uma receita econômica, prática e saborosa? Isso mesmo, o arroz com mortadela é uma excelente proposta para almoço ou janta. E você ainda reaproveita aquele restinho do arroz branco que ficou escanteado, evitando prejuízos.
É uma receita que agrada a amigos e familiares, podendo ser servido com ou sem acompanhamentos. E sem falar que essa combinação pode sim ser nutritiva, considerando todos os ingredientes que serão adicionados , confira a seguir.
Separando os ingredientes
Para um prato saboroso, colorido e apetitoso, adicione todos os ingredientes ao preparo:
- 3 xícaras de arroz branco cozido, pode ser o restinho de outra refeição.
- 2 dentes de alho amassado
- 1 cebola picada
- 2 tomates picados, de preferência sem semente
- cheiro verde à gosto
- ½ unidade de cenoura (ralada)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de tempero para legumes (em pó)
- 2 xícaras de maionese
- 1 pitada de pimenta do reino
- Queijo parmesão ralado à gosto
- ½ xícara de água (120 mililitros)
- Milho verde (1 lata)
- 1 Xícara de mortadela de frango, cortada em cubinhos
Antes de mais nada opte por deixar todos os ingredientes ao seu alcance, facilitando o manuseio durante o passo a passo da receita.
Confira o passo a passo do preparo: arroz com mortadela
Comece refolgando o alho e a cebola, com a margarina em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Em seguida, adicione na mistura o tomate a cenoura e o milho, mexa bem e após 2 minutos em média, adicione a água e o tempero, e deixe cozinhando por 5 minutos. Mas não esqueça de manter o fogo baixo.
Logo após, despeje a sua misturinha em um recipiente, mantendo inclusive a água do cozimento. Por fim adicione a maionese, a mortadela e o arroz. Agora tempere com a pimenta e o cheiro verde e finalize a misturinha envolvendo bem a todos os alimentos para que não comprometa o sabor.
Então coloque a mistura finalizada em um refratário de vidro, de preferência retangular e polvilhe o queijo parmesão por cima. Leve ao fogo preaquecido apenas para dourar o queijo, e está pronto para consumo após 10 minutos no máximo. Sempre lembro por aqui da importância de conhecer seu forno para entender a potência e minimizar perdas de alimentos por serem queimados.
Essa receita pode ter a mortadela alterada pela charque, calabresa, atum, presunto e até mesmo ovo (acredite, fica maravilhoso). E se você gostou, tem muito mais dicas em receitas em nosso blog, vem conferir.