Milho é uma das guloseimas mais gostosas do mundo. Contudo, você precisa saber como comprar e armazenar sua espiga de milho.
Pode parecer simples, mas, escolher o milho certo e conservá-lo após a compra requer alguns cuidados específicos, porém, muitos ignoram.
Por causa disso, o milho acaba perdendo sabor ou, até mesmo, estragando. Porém, você não precisa passar por isso. Trouxemos algumas dicas simples para ajudar você evitar esse transtorno.
Por isso, no artigo de hoje vamos ensinar você a escolher o melhor milho na hora da compra e também, conservar sua espiga com sabor máximo para suas refeições. Vamos lá?
Como Escolher uma Boa Espiga de Milho: 3 Cuidados Essenciais.
O primeiro passo de aprender como comprar e armazenar sua espiga de milho é justamente, como comprar. Talvez, a parte mais importante de todas. Portanto, na hora de escolher uma boa espiga, você precisa se atentar para os seguintes fatores:
- A cor e o aspecto do grão.
- Se ele vem ou não com a casca. E no caso de vir, essa casta está verde?
- Se ele possuí pequenos furos na casca e/ou na espiga.
A cor e o aspecto do grão dizem respeito à idade da espiga. Se for muito amarelado e duro, quer dizer que a espiga está velha. Por isso, se esse for o caso, descarte.
Já em relação à casca do milho, se atentar a isso também é importante. A casca ajuda manter os grãos conservados. Ela evita a perda de liquido. Por isso, dê preferência as espigas com casca.
Contudo, para escolher um bom milho com casca, você precisa se atentar a alguns fatores como:
- Cor da casca. Ela deve ser verde.
- Os cabelinhos saindo da casca. Eles devem ser úmidos.
- Há furinhos na casca? Se sim, pode indicar a presença de bichos.
- A casca deve ser firme de ponta a ponta.
Pronto, agora, você já sabe como comprar a melhor espiga. Portanto, está na hora de aprender a conservá-la da forma certa.
Milho na Espiga: Como Armazenar e Conservar.
Para conservar o sabor da sua espiga de milho, você precisa de alguns cuidados essenciais. Vamos falar deles agora. Em suma, são 3 método de armazenar sua espiga de milho;
- Armazenar a espiga de milho fresca.
- Congelar a espiga de milho fresca.
- Armazenar a espiga de milho cozida.
Vamos detalhar separadamente cada uma delas, pois, possuem finalidades diferentes. Começando com armazenar espiga de milho fresca.
Método 1: Conservar a Espiga de Milho Fresca.
- Deixe a casca do milho. Isso ajuda a conservar o grão, pois, evita a perda de umidade.
- Coloque em uma sacola vedável removendo o máximo de ar possível. O ar é responsável por acelerar o processo de deterioração. Portanto, remova o ar para conservar seu alimento.
- Cozinhe em no máximo uma semana. Após alguns dias, o milho começa a estragar. Portanto, não espere muito tempo.
- Contudo, uma dica importante é conferir se há mofo ou fungos antes do preparo, pois, milhos com mofo geralmente ficam pretos e murchos. Por isso, fique atento.
Opção 2: Congelando a Espiga de Milho Fresca.
- Remova a casca do milho. É necessário remover a casca, pois, será preciso escaldar ou cortar o milho.
- Depois, escalde o milho em água quente. Deixe de 5 a 10 minutos lá dentro. Após isso, remova-o da panela, e então, deixe por 30 segundos em água fria.
- Para finalizar, leve-o ao congelador em um recipiente bem condicionado. Contudo, se você quiser congelar apenas os grãos, basta separá-los antes de levar ao congelador.
- Outra opção é congelar os grãos de milhos sem cozinhar. Para isso, você só precisa separá-los da espiga e levar ao congelador.
- O passo final é cozinhar. Basta tirar o milho do congelador e levar ao fogo. O milho congelado tem prazo de validade de até 1 ano. Por isso, você pode ter um alimento conservado por muito tempo.
Alternativa 3: Armazenar Espiga de Milho Cozida.
- Coloque a espiga de milho inteira dentro de um recipiente fechado ou um saco com vedação. Dessa forma, você evita o contato do milho com o ar, portanto, mantém conservado.
- Você pode também separar os milhos da espiga. Assim, você guarda apenas os grãos em uma vasilha. Deixando mais fácil para armazenar.
- Coma de 3 a 5 dias. Depois de cozinhar o milho, você aumenta a vida útil dele. Porém, isso dura no máximo 5 dias. Portanto, coma seu milho o mais rápido depressa. Vale lembrar que é sempre importante conferir se há mofo ou bolor antes do consumo. Caso haja, descarte-o imediatamente.
Considerações Finais.
Em suma, essas foram as dicas para você aprender como comprar e armazenar milho na espiga. Espero que esse artigo tenha ajudado você.
Se você gosta desse tipo de assunto, e gostaria de ter mais dicas como essa, então, conheça nosso blog, pois, lá você irá encontrar tudo sobre cozinha.
Bom preparo para seu milho, te espero lá. Clique aqui para mais dicas.