O preparo de marmita para congelar é um hábito comum nos lares brasileiros. Armazenar marmitas prontas é ideal para pessoas com a rotina intensa. Mas é preciso se atentar para alguns detalhes. É preciso saber o tipo de embalagem correta, até o cardápio ideial.
A saber que as marmitas serão aquecidas no microondas, o armazenamento deve ser adequado e feito em embalagens propícias Aprenda agora como realizar o preparo de marmita para congelar, com nossas dicas completas, que irão facilitar muito seu dia-a-dia..
Como realizar o preparo da marmita para congelar
Em primeiro lugar, monte o cardápio semanal breve. Escreva em um papel as opções disponíveis de alimentos que você dispõe. Logo em seguida, estruture as refeições distribuindo esses alimentos.
O ideal é que seu cardápio tenha uma boa variedade de alimentos. Pelo menos uma opção de legume, uma verdura, um tipo de carboidrato e um tipo de proteína, por marmita. Logo em seguida, separe a quantidade necessária de ingredientes que você precisará para preparar as marmitas da semana.
Higienize os legumes e verduras com uma esponja apropriada para isso. Pique os legumes e verduras em tamanhos adequados para o tamanho da marmita. Também corte as proteínas do mesmo modo. Pese os grãos e carboidratos antes de levar ao fogo.
Uma vez que todos os alimentos estão prontos para serem preparados, comece a cozinhar. Use e abuse de receitas que utilizam também o forno. Ao passo que os alimentos forem ficando prontos, os vá reservando.
Inegavelmente usar menos tempero que o habitual é recomendado, assim como adicionar um pouco de sal só após descongelar. E tome cuidado para não cozinhar muito os alimentos, principalmente os legumes e proteínas. O ideal é que eles fiquem “al dente”.
Como organizar a marmitas para congelar
Uma vez que os alimentos estejam cozidos, a montagem da marmita é simples. Basta seguir o cronograma de cardápio previamente montando. Monte as marmitas e as organize dentro do freezer de acordo com o fluxo de saída.
A embalagem deve ter uma tampa que feche de forma adequada também, para evitar qualquer tipo de contaminação dos seus alimentos. Com o armazenamento correto, você poderá guardar as marmitas por até 30 dias dentro do freezer/congelador.
Embalagens recomendadas para marmitas congeladas
VIDRO HERMÉTICO
Inegavelmente o vidro hermético é uma opção excelente para conservar as propriedades dos alimentos. Mesmo que haja um constante processo de congelamento e descongelamento. Contudo, ele ocupa mais espaço, e não é recomendado em congeladores menores.
PLÁSTICO POLIPROPILENO
É o material de embalagem mais popular no armazenamento de alimentos. Costuma ser resistente e de fácil manuseio. É mais barato e mais fácil de ser colocado no congelador. Porém, pode não conservar tão bem as propriedades dos alimentos a longo prazo.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!