Conhecido principalmente pela presença garantida nas festas juninas, o pé-de-moleque também costuma aparecer muito no natal. Por conta disso, hoje o foco é nele!
Vamos trazer uma receita completa, simples e prática de como fazer pé-de-moleque em casa. Na prática, é mais simples do que parece, e você pode fazer em mais ou menos 15 minutos.
Assim, é uma ótima opção para decorar a mesa, deixando um aperetivo disponível. Por ser rápida e fácil de fazer, acaba sendo uma solução quando não se tem muito tempo disponível para preparar.
Aliás, o principal componente é o amendoin, considerado um dos alimentos mais benéficos para a saúde. Geralmente, é um dos itens mais presentes na dieta, por conta das suas características de nutrientes.
Ingredientes
A lista de ingredientes é bastante simples, com pouquíssimos itens, sendo:
- 1 lata de leite condensado
- Meio quilo de açúcar
- Meio quilo de amendoim torrado
- 3 colheres de margarina
O amendoin precisa estar torrado e descascado para auxiliar na execução da receita. De resto, todos os demais ingredientes são bem simples e não possuem nenhuma observação importante.
Como fazer pé-de-moleque?
Primeiramente, pegue uma panela e adicione o açúcar, o amendoim e a margarina, mexendo em fogo médio. É importante lembrar de não parar de mexer, pois pode acabar empelotando.
Assim, quando a consistência for de calda, quase um caramelo, pode adicionar o leite condensado, e continuar mexendo bem. Nesse caso, o ponto ideal ocorre quando parece um brigadeiro, ou seja, soltando sozinho do fundo da panela.
Feito isso, basta colocar em uma tijela, sendo que a mesma precisa estar devidamente untada com margarina. Dessa forma, agora, basta esperar esfriar para cortar em pedaços.
O corte é bastante simples e não existe uma determinação exata quanto a isso. Geralmente, o pé-de-moleque é cortado como um brownie, ou seja, em pequenos pedaços quadrados.
Como já citamos anteriormente, o pé-de-moleque é uma receita típica do período junino, mas que já conseguiu chegar em situações como natal e outras festividades.
Na prática, é um aperetivo ou uma sobremesa interessante para montar uma boa mesa. Além disso, é um alimento fácil de combinar, fazendo com que se encaixa sem maiores problemas na sua temática.
É importante lembrar que é uma receita bastante restritiva, ou seja, não é muito aberta a inclusão de novos ingredientes. Mesmo assim, o teste é sempre válido e você pode tentar deixar sempre do seu jeito!
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!