Os acidentes domésticos estão crescendo de forma significativa e, principalmente após a pandemia, as estatísticas aumentaram significativamente. Dessa forma, precisamos falar de como evitar acidentes domésticos.
Segundo dados coletados do Ministério da Saúde registrados pelo Sistema de Informações sobre Mortalidade Infantil, no período de 2020 ocorreram 792 óbitos de crianças entre 0 e 14 anos por acidentes domésticos. Já em 2021 ocorreram 824 mortes.
Geralmente, a causa dos acidentes é a falta de cuidado, de atenção e o excesso de curiosidade, atingindo mais as pessoas menores de 18 anos.
O fato de os menores de 18 anos serem os principais alvos dos acidentes domésticos ocorre pela mistura entre a falta de experiência, o excesso de curiosidade e a imprudência.
Dentro do lar existe uma infinidade de possibilidades de acidentes que podem ocorrer, razão pela qual o cuidado deve sempre ser redobrado.
Cuidado com produtos de limpeza
Produtos de limpeza agressivos, tomadas sem proteção, chão molhado, faxina sem desligar o disjuntor, fogo no alcance de criança, são apenas algumas das formas que o acidente doméstico pode se concretizar.
A melhor forma de evitar que os acidentes domésticos aconteçam sempre será a precaução exteriorizada pela prudência de um responsável no local, portanto, o adulto responsável tem que saber quais são os riscos em ser o “cuidador” da residência e servir de exemplo para os demais moradores do local.
Os acidentes domésticos podem ser evitados de acordo com a verificação do risco ao caso concreto. Ora, se há bebês no lar, deve-se atentar a objetos pequenos que podem estar no chão, moedas, brinquedos pequenos, pois são coisas que a criança pode colocar na boca e acabar afogando.
Como evitar acidentes domésticos ainda na escolha do lugar?
Quando se trata de um imóvel em que há piscina, por exemplo, deve-se observar a existência de cerca ao redor da piscina, com o objetivo de evitar que a criança possa adentrar a área.
Talheres, tesouras, agulhas e outros objetos pontiagudos devem sempre estar armazenados em local de impossível acesso a crianças, para que elas não consigam deter tais objetos e assim não ocorra um acidente com cortes e afins.
O responsável por cozinhar, deve ser fazê-lo com segurança, verificando o fogo e evitando atear fogo na casa. A panela de pressão é um objeto extremamente perigoso e deve ser evitada sempre que possível.
Deixe os medicamentos sempre armazenados em locais de difícil acesso às crianças, pois estas podem tentar tomar remédios em razão da curiosidade.
Coloque proteção nas tomadas para que as crianças não tenham a curiosidade de colocar o dedo nestas e sofra uma descarga elétrica.
Ferros, chapinhas, pranchas e babyliss correspondem a objetos que jamais devem estar no alcance de crianças, pois estas podem se queimar de forma severa.
Percebe-se que existem várias formas de acidentes domésticos e para evitá-los é necessário que haja cuidado, vigilância e atenção.
A melhor forma de evitar os acidentes é ser cuidadoso e sempre estar atento ao passo dos demais moradores da residência.
Parece bobagem, mas o acidente doméstico pode levar à morte, portanto, tenha sempre atenção com os afazeres domésticos. Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!