Balinhas de goma ou ainda, como muito conhecida no Brasil, jujuba, fazem um verdadeiro sucesso entre as crianças, seja em festas ou no dia a dia.
Principalmente aquelas que tem formatos de animais, hamburgueres, bolas de basquete ou futebol, enfim, são tantos formatos para atrair a atenção da criança, não é mesmo?
Quem de vocês não se deliciaram com essa balinha quando criança?
Convidamos você a fazer sua própria receita de balinha, aproveite as férias e faça com a criançada. O que você acha?
Aproveite ainda e conte a elas a origem das balinhas. Dessa forma você proporcionará um momento de integração. Tenho certeza de que todos irão se divertir.
Origem das balinhas de goma
Originária da Alemanha, a bala de goma é do início do século XX, com a fundação da Haribo, por Hans Riegel. Porém, o doce só ganhou o mundo a partir de 1980, quando os Estado Unidos começaram a fabricar.
Desde então, outras empresas se inspiraram e começaram a copiar a receita. Dessa forma, era possível encontrar diversos formatos das balas.
Fabricação
Quanto a sua fabricação, existe uma discussão devido ao processo usado para a fabricação da gelatina, que, como sabemos, é a base da bala de goma.
Enfim, por ser derivada da fervura de ossos, pele e outros tecidos de porcos, vacas, cavalos e outros animais, esta balinha não é uma opção para o cardápio vegano. Porém, já existem versões de balas de goma veganas.
Vale ressaltar, porém, que os animais não são abatidos exclusivamente para a produção das balas, o que acontece é que eles têm o corpo reaproveitado.
Bem, agora vamos deixar de conversas e já correr para fazer a nossa própria balinha de goma.
Receita caseira das balinhas de goma
Para fazer sua balinha de goma caseira, você vai precisar de:
Ingredientes:
- Um envelope de gelatina sem sabor
- Um envelope de gelatina no sabor de sua preferência
- Uma xícara de açúcar
- Uma xícara de água em temperatura ambiente
Preparo das balinhas de goma:
Primeiramente, pegue uma panela média para fazer sua gelatina pois a pequena você pode se queimar durante a fervura do conteúdo.
Então, nesta panela média, você, antes de levar ao fogo, vai colocar a água, polvilhar as gelatinas mistura bem e por fim, colocar o açúcar. Misture bem e leve ao fogo alto mexendo sempre até começar a levantar fervura.
Depois que levantou fervura, reduza o fogo. Mexa bem a cada dois minutos. Deixe ferver por aproximadamente 5 ou 6 minutos. Não deixe passar desse tempo.
Logo depois desse tempo, desligue o fogo e deixe esfriar por uns 3 minutos, enquanto isso, unte a vasilha com um pouco de óleo, vai facilitar na hora de tirar.
Observe se fez bolhinhas brancas, se fez, você as retira com uma colher delicadamente.
Posteriormente, derrame a gelatina na vasilha, tampe e deixe esfriar por 12 horas fora da geladeira ou 6 horas dentro da geladeira.
Porém, se você deixar dentro da geladeira, depois que tirar, deixe descansar por mais 2 horas, para não molhar o açúcar na hora de polvilhar.
Posteriormente, retire da vasilha, corte em cubos e, em seguida passe pelo açúcar crital.
Curta bem esse momento.