É de conhecimento geral que ervas podem dar um sabor especial à comida. Mas, a pergunta que fica é: Como usar ervas frescas de forma correta?
Por causa do difícil acesso, nem todos sabem como usar essas especiarias. Além do mais, mesmo sendo mais fácil encontrá-las no supermercado, são tantas opções que fica até confuso escolher qual levar.
Por causa disso, nós preparamos 3 dicas com todos os cuidados que você precisa para escolher, armazenar e usar ervas frescas. Vamos lá?
Como Escolher.
O primeiro passo é saber escolher ervas frescas. Afinal, se você comprá-las errado, pode prejudicar o sabor e beleza do seu prato.
Por causa disso, sempre busque por ervas verdes e de aparência fresca. Evite as de folhas ou ramos amarelados, pois, estão passando da validade.
Contudo, se você não encontrar ervas frescas, pode usar as que estejam um pouquinho murchas, desde que ela seja usada no mesmo dia.
Como Usar Ervas Frescas: Preparo
Agora, com as ervas em mãos, é hora de usá-las. Por isso, preste muita atenção nos cuidados especiais para fazer isso da forma correta.
Por serem frescas, elas não precisam ser cozidas ou levadas ao fogo. Pelo contrário, a mágica do sabor vem justamente da frescura.
Por isso, adicione as ervas após o preparo do prato estar finalizado. Tanto para os que acabaram de sair do forno, quanto para pratos gelados como saladas.
Dessa forma, você captura o sabor máximo delas em sua refeição, deixando seu prato com uma cara única.
Armazenamento
E por fim, o armazenamento. No preparo da comida, é normal sobrar um restinho das ervas. Mas, você não precisa jogar fora. Existem formas de conservar ervas frescas por até mais de 1 mês, sem perder seu sabor.
Em suma, tudo que você precisa fazer é cortar as ervas em pequenos pedaços após o uso. Depois, basta levar ao congelador. Pronto, você tem sua erva conservada para hora do uso. Contudo, como a erva será congelada, infelizmente, irá perder seu frescor.
Por causa disso, se você tiver preferência pelo frescor, então, basta colocar ela em uma vasilha e levar à parte de baixo da geladeira. Lembrando que deixar a vasilha úmida pode ajudar na conservação. E de tempo em tempos, abra a vasilha para tirar qualquer folha ou talo que estiver amarelando.
E aí, gostou dessas dicas? Espero que sim.
Lembrando que, para mais dicas e receitas como essa, acesse nosso blog!