Em algum momento a gente precisou mas mal sabia como descongelar carne… Sim ou não? Com certeza! A carne é um alimento consumido diariamente por milhões de brasileiros, alguns chamam de “mistura” para nominar um item que se tornou essencial no prato do almoço por exemplo. Salvo os veganos ou vegetarianos, raramente almoçamos sem algum tipo de carne, seja bovina, suína ou outras.
A grande questão é que nos nossos dias mais corridos, com tantas demandas, já se tornou comum esquecer de retirar a carne para descongelamento natural. Na verdade essa seria a forma ideal, retirando do congelador ou freezer, com tempo suficiente para que a carne descongelar. Mas, entendendo que raramente isto seria possível, separamos dicas práticas que podem te ajudar.
Embora o micro-ondas seja prático e responsável por salvar nossos dias, descongelar carne através dele pode não ser tão agradável, principalmente para algumas receitas em específico. O micro-ondas, mesmo com a variação da potência, acaba dando uma cozinhada nos cortes, e não é ideal para o preparo seguro deste alimento.
Como descongelar carne sem usar o micro-ondas
Vamos lá gente, não tem muito segredo, a grande sacada é a programação, pois na verdade é nisso que realmente falhamos. Algo que pode funcionar bem, é programar alarmes no celular de maneira prévia, isto pode te ajudar não só a programar o preparo de refeições como demais demandas pessoais. O ideal é que você retire a carne um dia antes, no final da noite, e coloque na parte inferior da geladeira. Assim você não expõe a carne a temperatura ambiente por muito tempo antes do preparo, e mantém ela resfriada.
Se o seu interesse for em preparar para a janta do próximo dia por exemplo, você precisa retirar do congelador de manhã, ao sair para o trabalho por exemplo. Uma outra forma prática é já guardar a carne em porções e temperada, isso vai otimizar o preparo antes do consumo.
Aquele truque antigo de colocar a carne em uma bacia com água pode funcionar também. Porém, o saquinho que comporta a carne deve estar bem lacrado, para que a água não toque a carne, pois ela não deve ser lavada para preparo. Outra dica importante se você descongela usando a bacia com água, é trocar a água a cada 30 minutos. Considere que a água já terá alcançado uma temperatura gelada após este período, e deixará de contribuir com o descongelamento.
Gostou das dicas? É só se organizar que dá certo. Para mais dicas, receitas e truques acesse nosso blog!