Não é um dos mais queridinhos, mas é rico em nutrientes, super acessível e você encontra ou cultiva com muita facilidade. Se consome por completo, os talos e as folhas, tem um sabor peculiar levemente picante e amarga, normalmente utilizamos em mix de saladas. Mas a pergunta é: Você sabe como conservar o agrião? Essa é uma tarefa simples que te ajuda a evitar desperdícios desnecessários. Isto considerando primeiramente que como todo vegetal, o agrião é perecível e não deve ser condicionado de qualquer forma.
Ele é mais um na lista dos poucos calóricos, mas com muitas fibras, Muito encontrado em receitas antioxidantes e em cardápios de composição para emagrecimento. Além do consumo em saladas, também se utiliza agrião como erva aromática, substituindo a salsinha ou a cebolinha por exemplo. Quando se compara a outros vegetais o talo dele é o mais fino e o que concentra mais folhas miúdas.
Além de saladas e temperos, se utiliza o agrião em bebidas, sucos, chás ou caldos. Isto porque esse vegetal é usado no tratamento de doenças respiratórias e até mesmo em receitas de desintoxicação (detox). É comum que se estrague com facilidade, principalmente porque adquirimos em porções pequenas, portanto, a importância de saber como conservar, mantendo o agrião adequado para o consumo.
Como comprar e conservar o agrião
Antes de mais nada, escolha a compra do agrião em condições frescas, normalmente você tem essa opção em feiras livres. Isto facilita a preservação e a conservação adequada do vegetal. Considere que o padrão ideal são: folhas verdes, crocantes , e talos sem manchas, amassados ou rupturas. E esteja atento, observe se as folhas apresentam aparência ou textura viscosa ou com a coloração verde musgo, isto indica que não está em condições ideais para ingestão.
Ao chegar em casa, remova as folhas machucadas que naturalmente terão em seu maço de agrião, elas são capazes de acelerar o apodrecimento das demais folhas e não é isto que queremos. não esqueça de cortar a raiz e os talos. Outro passo importante que deve ser feito obrigatoriamente é lavar as folhas com delicadeza, deixando-as de molho em hipoclorito. Em seguida seque delicadamente, o ideal é que você seque com folhas de papel toalha, sempre lembrando de manter movimentos delicados.
Após a lavagem e secagem adequada, armazene o agrião em um pote que deve ser forrado com folhas de papel toalha secas, e tampado. Leve a geladeira de preferência na parte inferior, e olhe regularmente identificando se tem folhas estragadas, se for o caso retire as folhas para que as demais não estraguem também.
Se gostou das dicas não deixe de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de mais dicas e receitas práticas!