Embora possa parecer o contrário, saber como escolher um melão é simples, desde que você saiba como fazê-lo corretamente. Seguindo dicas práticas você consegue! E assim nunca mais vai errar ou se decepcionar ao chegar em casa e abrir um melão que ainda está impróprio para consumo.
Se você é fã de melão, ou mesmo goste de consumi-lo esporadicamente você faz parte da maioria dos brasileiros que apreciam essa fruta, sobretudo por ser uma fruta acessível. Além de saber escolher o melão adequado para sua necessidade, é importante saber a forma correta de preservar a fruta depois de aberta. Assim, você evita desperdícios e consome o melão sempre com suculência e sabor.
O melão mais conhecido e consumido no Brasil é o melão amarelo, todo mundo conhece mesmo que não goste. Além dele, costumamos encontrar com uma certa facilidade pelos mercados ou frutarias, o melão Cantaloupe, o Gália, o melão Matisse e ainda o Pele-de-sapo. Cada um com com sua característica diferente, em relação a sabor, formato, cor ou textura; mas todos com especificidades em comum na hora de escolher.
O que deve ser avaliado na hora de escolher um melão
Te ensinaremos três passos para que você aprenda como escolher melão sem errar. Se no início você tiver um pouco de dificuldade, não se intimide, pois como tudo na vida é só uma questão de prática, e estamos falando de dicas realmente práticas que podem ser praticadas por qualquer pessoa.
Aperte o “umbigo” da fruta: Infalível para identificar se o melão está próprio para um consumo imediato. Observe, ao apertar o topo da fruta popularmente conhecido como umbigo, verifique se a textura está enrijecida, muito flexível ou macia.
Estando muito rígida é sinal de que ainda está em processo de amadurecimento, popularmente falando, está verde. Já se estiver muito molenga, flexível demais, permitindo que seu dedo afunde facilmente por exemplo1, descarte-o pois isto é sinal de que o melão já passou do ponto. Por fim, se ao apertar a textura estiver levemente macia, este será o seu melão ideal.
Observe a casca do melão: Essa é simples! Observe basicamente se a fruta tem marcas de machucado, furos ou mesmo rachaduras que podem indicar a presença ou contaminação de insetos. Um outro aspecto que você avalia facilmente, é a cor do melão, que deve ser sempre brilhosa e ter a tonalidade predominante.
Chacoalhando o melão: Se ao chacoalhar, você percebe que as sementes estão se movimentando dentro da fruta, isto indica que está próprio para consumo imediato. O oposto, indicará que o melão ainda precisa amadurecer mais um pouco, e sendo assim, você só deve levá-lo se seu interesse for o de consumir dentro de alguns dias.
Sobrou melão?
Importante saber que, depois de aberto você não deve consumir o melão após três dias. Para conservar o sabor e a suculência, guarde o melão na geladeira envolto em plástico filme, ou dentro de um pote com tampa. Isto evitará que o melão agregue sabores ou aromas de outros alimentos armazenados, além de preservar as condições da fruta mais próximas ao seu aspecto natural.
Gostou das dicas? Você pode conferir mais dicas e receitas consultando nosso blog.