Se você assim como eu, adora uma boa conta, e quer saber como economizar na feira, onde embora eu seja conhecido por fazer compras nos mercados de agricultores – e até mesmo cultivar alguns de meus próprios vegetais em casa – eles nem sempre são convenientes ou acessíveis. Te trago algumas dicas, para serem compartilhadas com você: assim você estará preparado (e consciente do orçamento) quando chegar a hora de fazer compras sérias no mercado ou mercearia.
1 – Chegar cedo
Chegando lá antes das multidões e estabelecendo um bom lugar de estacionamento, você terá acesso a todos os passeios e jogos divertidos sem ter que lutar contra as massas. Você também poderá entrar nos negócios de comida e bebida antes que eles se vendam e os funcionários fiquem sem tempo para assistência ao cliente.
2 – Obtenha um avanço e faça uma lista
Faça uma lista de itens que podem ser vividos sem e não comprados ou apenas muito parcimoniosamente se eles ocorrerem com você enquanto estiver na feira.
3 – Confira os anúncios
Se você quiser tirar o máximo proveito de seu dinheiro, faça uma lista. Isto o ajudará a saber exatamente o que você vai comprar quando chegar à feira e quanto vai tirar de seu orçamento.
Confira os anúncios antes de ir para a feira para que quando você estiver lá, tudo o que lhe resta é pegar o que está em sua lista.
4 – Compre em um dia da semana
- Se você quiser economizar na feira, é importante conferir os anúncios. Você pode encontrar grandes ofertas em carnes e produtos que você pode congelar ou usar imediatamente.
- Se você fizer compras em um dia de semana, os supermercados estão menos lotados do que estariam nos fins de semana ou durante os feriados. Isto significa que os funcionários terão mais tempo para ajudar os clientes e as prateleiras de estoque conforme necessário, o que faz com que as coisas corram mais tranquilamente para todos os envolvidos!
- Os compradores que aproveitam esta oportunidade devem esperar linhas mais curtas nos balcões de checkout e menos multidões em geral. Eles também acharão mais fácil circular dentro da própria loja porque haverá menos tráfego a pé a cada dia.*
5 – Compre a granel quando fizer sentido
- A principal razão para comprar a granel é porque você tem o espaço de armazenamento para ele e sabe que o utilizará. Se você está comprando alimentos e não quer se preocupar em ficar sem comida, então compre 10 cachorros-quentes em vez de um.
- Mas se não adianta comprar a mais se você não vai consumi-lo antes do prazo de validade (e o mais rápido possível depois), então não se preocupe com compras a granel só para mostrar – você vai acabar desperdiçando dinheiro em mercadorias estragadas ao invés de economizar em algo útil como mercearias ou artigos de vestuário!
6 – Procure por marcas de lojas, mas não pule a comparação de preços
- Comprar a granel quando faz sentido. Muitas pessoas pensam que comprar a granel é uma forma de economizar dinheiro, mas nem sempre é o caso. Se você não precisa ou usa tudo de uma vez, então é melhor comprar pequenas quantidades ao invés de grandes quantidades.
- Não compre coisas que você não precisa ou pode obter de graça em outro lugar. Quando você estiver na feira, não se sinta tentado por itens que parecem ser bons negócios mas não valem o dinheiro.
7 – Como economizar na feira pulando os programas de fidelidade das lojas?
Quando você faz compras, é provável que lhe sejam oferecidas recompensas e programas de fidelidade. Estes são os descontos que as lojas dão aos clientes que se inscrevem em seus programas, que normalmente envolvem a inserção das informações de seu cartão de crédito no banco de dados de uma loja. As recompensas podem ser cupons na loja ou descontos em compras futuras.
Por exemplo, quando você compra um item e passa seu cartão de fidelidade no checkout, a loja devolverá 10% de desconto na conta total (incluindo impostos). Você também pode ganhar pontos para bônus como produtos gratuitos ou doações a instituições de caridade de sua escolha, com base em quanto dinheiro você gasta lá a cada mês.
O problema com estes programas é que eles muitas vezes exigem muito trabalho: ter cartões de fidelidade separados para cada loja torna difícil lembrar o que é o quê; inscrever-se significa dar informações pessoais que ficam armazenadas em algum lugar online; rastrear todos esses pontos tira tempo de outras atividades que valem a pena, como comer pipoca enquanto assiste aos programas Netflix; e muitas pessoas não percebem que estão pagando mais do que precisam porque se esquecem de todos esses pequenos descontos somados ao longo do tempo (e é por isso que geralmente é mais fácil apenas obter dinheiro de volta dos cartões de crédito).
Um pouco de planejamento ajudará você a economizar na feira e em suas lojas favoritas
Não tenha medo de cometer erros, e não tenha medo de fazer perguntas. Tudo isso faz parte de ser um comprador inteligente! Esperamos que estas dicas o tenham ajudado a como economizar na feira ou no mercado dos agricultores, seja você um veterano ou apenas começando.
Enfim, essa e outras dicas você pode conferir no nosso site!