Temos ao nosso dispor diversos tipos de álcool, e cada um deles tem uma função diferente e essencial. Então, com a chegada do Covid-19, surgiram grandes dúvidas sobre isso, e uma delas envolve as diferenças entre os tipos de álcool disponíveis no mercado.
Na maioria dos casos, o que muda é a fórmula presente no álcool e claro, a concentração. Alguns servem para limpeza de eletrônicos, enquanto outros são essenciais para limpeza das mãos.
Então, se quer conhecer tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura!
Como é produzido o álcool
Apesar de serem diferentes entre si, as técnicas de produção do álcool são as mesmas. Então, o álcool etílico que usamos no dia a dia se dá com vegetais, que têm grande concentração de açúcar.
O principal material usado é a cana-de-açúcar, mas também é possível extrair álcool de beterraba, arroz, milho e até mesmo da mandioca. Entretanto, o processo de produção do álcool é bem similar ao do açúcar, com a diferença em etapas finais.
Além disso, o álcool etílico é apenas um dos modos de se fazer o produto, pois também existe o álcool isopropílico. Nesse caso, a mudança ocorre na fórmula química e na quantidade de água usada no processo.
Tipos de álcool
Agora que você já sabe que existe o álcool etílico e também o isopropílico, é hora de conhecer as subdivisões existentes. Abaixo você confere uma lista com os principais produtos encontrados à venda.
- Álcool 46°
- Álcool 70°
- Álcool 92,6°
- Isopropílico ou álcool 99,6°
- Álcool absoluto
- Álcool em gel
Alguns deles estão disponíveis apenas em farmácias, enquanto outros são encontrados em qualquer local. Cada um deles tem uma forma de uso, e é indicado para uma determinada ocasião.
Usos do álcool
Cada opção é recomendada para uma determinada ocasião, como por exemplo o álcool isopropílico, que é usado na indústria ou em informática. Pois, se usado na pele ele pode ser prejudicial para nós. O mesmo vale para o álcool absoluto e o álcool 92,6°.
Já o álcool 46° é ideal para limpeza cotidiana, mas não é útil para a eliminação de bactérias. Então, se você deseja um tipo de produto bom para a limpeza das mãos, deve usar o gel ou o 70°.
Pois, além de não ressecar a mão, esses dois tipos possuem um bom percentual de álcool e conseguem eliminar as bactérias com eficiência.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!