De fato, o arroz é um dos alimentos mais presentes na mesa do brasileiro. Sua variedade é enorme, desde o clássico arroz branco, até o arroz integral ou arbóreo. Dessa forma vamos aprender uma receita de arroz vermelho, um tipo pouco conhecido nas receitas do dia-a-dia.
Essa qualidade de arroz tem características de sabor, textura e aroma bem distintas. Seu aroma e sabor lembram um pouco a castanha. Além disso, seu tempo de preparo e cozimento é um pouco maior que o arroz branco.
https://www.quer-cafe.com/veja-como-fazer-arroz-a-grega-para-o-natal/
Características do arroz vermelho
A saber, o arroz vermelho tem origem asiática. Esse grão chegou no Brasil na época da colonização portuguesa. Sua produção não é em larga escala, no entanto, ele vem ganhando cada vez mais consumidores.
Ademais, esse arroz se trata de um tipo integral, ou seja, passa por poucos processos de industrialização. Sendo assim, ele se mostra uma opção alternativa mais rica em nutrientes que o arroz branco, por exemplo.
https://www.quer-cafe.com/arroz-parboilizado-e-bom-veja-vantagens-e-desvantagens/
Benefícios do arroz vermelho
Sua composição é rica em ferro e fibras. Possui capacidades antioxidantes e auxilia na redução do colesterol, além de melhorar o funcionamento do intestino e ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.
Por se tratar de um alimento integral, seu alto teor de fibras ajuda o organismo a reduzir a absorção de gorduras pelo intestino. Além disso, ele possui uma substância chamada monacolina, que ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom.
Visto que o arroz vermelho possui tantos benefícios e um sabor maravilhoso, aprenda agora a preparar esse grão tão marcante.
Essa receita serve até quatro porções e tem um tempo médio de preparo de uma hora.
https://www.quer-cafe.com/tipos-de-arroz-conheca-alguns-dos-mais-nutritivos/
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de arroz vermelho
- 3 xícaras (chá) de água
- ½ cebola
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 folha de louro
- ½ colher (chá) de sal
Modo de preparo
Comece descascando e picando a cebola e reserve;
Em uma panela separada, coloque as 3 xícaras (chá) de água e leve ao fogo baixo para ferver;
Agora leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer regue com o azeite, acrescente a cebola e o sal, refogue até a cebola murchar;
Em seguida, acrescente o arroz (não há necessidade de lavar antes do cozimento), o louro e mexa bem por 2 minutos. É importante que o arroz seja bem envolvido com o azeite;
Assim que fizer isso, cubra o arroz com a água fervendo que você reservou anteriormente;
Adicione o sal, misture o arroz e aumente o fogo para médio;
Cerca de 25 minutos depois, a água atingirá o nível do arroz. Diminua o fogo e tampe parcialmente a panela;
Logo em seguida, observe se a água secou por completo, para isso, basta afastar com um garfo delicadamente o arroz no fundo da panela. Assim que estiver sem água, desligue;
Deixe a panela desligada e tampada por 5 minutos, para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor. Sirva quente, logo em seguida.
Certamente, o arroz vermelho é uma ótima pedida para pessoas que gostam de variar o cardápio. Seu sabor é único, e é um acompanhamento maravilhoso para vários pratos.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!