Embora o óleo de cozinha seja o comum para usarmos, é necessário buscarmos outras alternativas para óleo. Tendo em vista que o óleo de cozinha faz muito mal para nossa saúde e prejudica nosso bem estar. Por vezes a gordura saturada ali presente pode acarretar em futuros problemas de coração se usada sem medida.
Óleo de Cozinha: o problema
O óleo pode conter altos níveis de gordura saturada, o que pode contribuir para o risco de doenças cardíacas, hipertensão e obesidade. Além disso, o óleo pode ter um impacto negativo no nosso meio ambiente. Portanto, é importante encontrarmos alternativas saudáveis e ecológicas para o óleo de cozinha. https://republicadasaude.com.br/blog/5-opcoes-para-substituir-o-oleo-de-cozinha/
Alternativas para o óleo de cozinha
Na cozinha, o óleo tem um papel importante para adicionar sabor aos alimentos. No entanto, podemos encontrar várias opções de óleos que podemos usar como uma alternativa saudável ao nosso óleo comum. Entre essas alternativas estão o oleo de girassol, de canola, o oleo de cártamo, o azeite e o óleo de gergelim.
É verdade que o oleo de girassol é um pouco mais caro, mas seu alto valor nutricional, além de seu sabor delicado, compensa o investimento para a nossa saúde.O oleo de canola também tenho usado por muito tempo, sendo conhecido por seu alto valor de ômega-3 e pela baixa gordura saturada. O oleo de cártamo é rico em ácidos graxos insaturados, sendo uma boa opção para todos que querem evitar o colesterol.
O azeite é um dos óleos mais saudaveis e populares pois tem um aroma intenso e sabor distinto. Por último, o óleo de gergelim é mais adequado para todas as nossas refeições que necessitam de um sabor adocicado.
Cada com seus próprios benefícios para oferecer, então é importante escolhermos a opção certa para seus pratos. Portanto, ao selecionar alternativas ao óleo de cozinha, é importante entendermos todos os benefícios que cada óleo tem a oferecer. Pois assim não teremos que nos submeter ao risco de saúde.
A solução perfeita ainda não foi encontrada…mas
Os avanços da tecnologia permitiram o desenvolvimento de alternativas ao oleo de cozinha, ainda que a solução perfeita não tenha sido encontrada. Muitas das substituições são bem aceitas e podem reduzir o nível de colesterol e os danos causados pelo oleo comum.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!