A cozinha americana é uma escelente opção para quem procura sofisticação, pois cozinha é o lugar da casa que merece uma atenção especial. Afinal, nada melhor que preparar uma refeição num ambiente aconchegante e funcional, você não acha?
E quando você opta por uma cozinha americana, você está optando por uma área versátil, moderna e funcional e se adequa a diferentes tipos de moradia, desde apartamentos até casas amplas.
Por que escolher cozinha americana
Com cozinha americana você tem funcionalidade e otimiza espaço, e com isso, você não perde o estilo e a sofisticação, sem falar que, irá integrar e renovar ambientes.
O que é cozinha americana
Este modelo de cozinha está integrado à sala de estar ou de jantar. Pode ser feita com meia parede, bancadas, ilha gourmet ou até mesmo pela mesa de jantar. E assim, fica comum o uso dela para refeições rápidas.
Vantagens de ter uma cozinha americana
Interação com outras pessoas enquanto cozinhamos é uma das vantagens da cozinha americana pois, esta só é possivel por causa da conexão.
Além de interação, outras vantagens da cozinha americana são:
- Visual sofisticado: Se você gosta de acompanhar as tendências, esse modelo é o ideal, pois com ele você terá um ambiente com design atemporal. Além de estar harmonizando diferentes tipos de decoração.
- Maior praticidade: Por não ter parede entre a cozinha e os outros ambientes da casa, a transição é mais fácil, além de aumentar o espaço. Por outro lado, circundar a ilha torna os afazeres mais práticos.
- Efeito de amplitude: Este modelo nos permite uma continuidade visual por ser integrada a outros cômodos da casa. Isso contribui com a sensação de amplitude. E, se você possui ambientes com cores mais claras, este efeito é potencializado pois os tons sóbrios refletem a luz natural e artificial.
Os principais estilos existentes no mercado
A integração com outro ambiente é o detalhe que dá toda a diferença nesse tipo de cozinha, dessa forma, no lugar de parede separando os espaços, utiliza-se balcões, mesas ou meia parede.
A seguir, vamos entender os tipos que encontramos no mercado.
- Totalmente integrada: Este modelo, por não trazer elemento vertical entre a cozinha e os espaços conectados, potencializa o efeito de ambiente integrado. Nesses casos, nitidamente ganhamos área útil, com suas paredes eliminadas, que e evitam barreiras físicas e assim libera alguns centímetros do piso.
- Parcialmente integrada com alvenaria: O elemento principal desse modelo é o balcão fabricado em alvenaria, ou seja, é uma estrutura que se configura com a metade de uma parede comum. Tem como função básica criar um limite entre a cozinha americana e os outros cômodos. Aqui costuma-se usar tampo de mármore, granito ou madeira sobre seu topo e assim, pode ser usado como mesa, na preparação de alimento, apoio para pequenos eletrodomésticos e, até mesmo, realizar pequenas refeições.
- Parcialmente integrada com mobiliário: Neste modelo ao invés de balcão de alvenaria, componentes como mesas, ilhas ou até mesmo bancadas, estes são geralmente feitos de madeira maciça, MDF ou MDP.
A este tipo de modelo é possível personalizar todos os detalhes. Com móveis planejados, podemos escolher qual elemento vai ser colocado entre a ela e o outro ambiente. Por exemplo: se escolher bancada, você poderá escolher as dimensões, o formato, o acabamento, ainda tem a opção de embutir armários na sua base, a fim de ter mais compartimentos para o armazenamento de louças, panos de prato e utensílios variados.
Então, já sabe qual o tipo de cozinha americana você vai instalar na sua casa?
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!