A geladeira é um dos equipamentos mais importantes da casa, pois, ela é responsável por manter a maioria dos alimentos conservados. Infelizmente ela não dura para sempre. Assim como praticamente tudo nesta vida, a geladeira tem vida útil, a pergunta é, quando trocar a geladeira?
Existe um momento adequado para trocar a geladeira, além do seu tempo de uso, há sinais que a geladeira nos dá de que chegou a hora de aposentar a nossa querida amiga. Talvez você não possa fazer a troca logo de imediato, mas esses sinais serão uteis para que você se prepare para realizar a troca.
Tempo de vida
Nenhuma marca de geladeira apresenta o seu tempo de vida útil, isso não existe. Até porque apesar do desgaste normal que ela possui e da marca também, o seu tempo útil também dependerá do cuidado que você teve com ela durante todo o tempo que a teve.
Mas, segundo estimativas, o mais comum é que as geladeiras durem entre 7 e 10 anos, então, se ela está com essa idade, é bem possível que esteja se despedindo da família e que chegou a hora de você se preparar para a chegada de uma nova integrante na família.
Quando trocar a geladeira: principais motivos
Além do tempo de vida, existem alguns outros sinais físicos que revelam quando trocar a geladeira, então, acompanhe alguns deles.
Quando trocar a geladeira: Gasto excessivo de energia
Esse talvez não seja tão perceptivo de imediato, mas repare se a conta de luz está mais alta, compare com os meses anteriores, se for o caso, pode ser um forte sinal de que está na hora de trocar, ainda sim, procure por um técnico.
Quando trocar a geladeira: Borracha desgastada ou caindo
Se a parte do nosso corpo que mais sofre é o pé, a que mais sofre na geladeira é a borracha. O abrir e fechar faz com que ela se desgaste cada vez mais e se não precisar trocar a geladeira tão cedo, certamente precisará trocar a borracha.
Aliás, essa, se der problema, recomendo agir depressa, pois, sem uma borracha de porta adequada, a geladeira bode se desgastar ainda mais. Além disso, ela ainda pode puxar mais energia para manter o seu interior gelado.
Quando trocar a geladeira: Ferrugem
A ferrugem pode ocorrer pela umidade do ambiente exterior, ou por algum vazamento no interior do eletrodoméstico. Esse vazamento pode gerar o ressecamento, gerando e aumentando cada vez mais a ferrugem da geladeira.
Troque sua geladeira
Então, se você percebe essas alterações na sua geladeira, sinto muito, mas chegou a hora de aposentar a coitada e correr atrás de uma nova geladeira. Analise bem, pois talvez ainda seja possível se preparar para a troca, mas se as coisas estiverem bem feias, pode ser melhor apertar as economias e mudar, antes que as coisas fiquem mais caras.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!