Para passar no pão, para preparo do bolo, pipoca e diversos outros alimentos por aí, qual é a melhor opção? Manteiga ou margarina? Qual tem o melhor custo beneficia? Qual é mais saudável. Talvez para alguns, a resposta pode parecer obvia, mas vale a pena dar uma conferida nesse artigo e comprovar a verdade sobre as duas.
Manteiga ou margarina? Manteiga
Ela é totalmente natural. Uma mistura de leitelho, as quais são a nata separada do leite, com isso, ela se torna uma gordura única, chamada de manteiga. Sim, a manteiga é pura gordura. Portanto, é rica em colesterol e gorduras saturadas. Para muitas pessoas que achavam que ela era muito saudável, bem, as coisas não são bem assim.
Porém, vamos com calma nessa afirmação aí! Não é só porque é gordura que é um problema, não é mesmo? Afinal, você não come manteiga pura, passa nos produtos, usa como um tipo de tempero, digamos assim. Além disso, nós precisamos deste tipo de gordura, que nos proporciona vitaminas A, B e K.
“Mas gorduras são mais difíceis de serem digeridas!” Errou novamente, as gorduras saturadas são de origem animal (neste caso, da nata) e por isso, o nosso organismo consegue absorver com mais facilidade. Então, a manteiga não é o elixir dos deuses, mas também não é o mal do século, usada com moderação é uma ótima opção.
Manteiga ou margarina? Margarina
Apesar de ser muito parecida com a manteiga (estou falando na utilidade e na aparência, então não me odeie por favor), a sua propriedade é muito diferente. Ela é um alimento ultra processado. Que, através de reações químicas, se transforma de gordura insaturada para gordura trans.
A intenção nesse processo é aumentar sua validade e também a cremosidade, para que fique mais deliciosa. Segundo o IDEC, a margarina aumenta os risco de derrame, infarto, doenças cardiovasculares, etc. Mas quais são os seus pontos positivos? Bom… Ela é mais barata.
Manteiga ou margarina? O que os nutricionistas dizem?
A grande maioria dos nutricionistas irão recomendar a manteiga, seja no pão, ou em preparo de bolos, tortas, etc. E os motivos são simples. Por ser de origem animal, trazer benefícios a saúde e por ter um processo de digestão adequado.
Por outro lado, existem os nutricionistas que não recomendam nenhuma das duas, principalmente para pessoas portadoras de doenças cardiovasculares, devido à gordura saturada, ao qual a manteiga tem em larga escala.
E agora?
Não tem como negar que a margarina pode fazer mal com o decorrer do tempo, mas, apesar de nutritivamente falando, a manteiga estar em um padrão muito elevado, ainda, sim, pode prejudicar o organismo, se optado em exagero. O que você acha do assunto?
Gostou? Continue se deliciando com essa e outras receitas acessando nosso site!