Como escolher pimentas? A pimenta dá um sabor especial na comida e tem um aroma inconfundível. Então ás vezes temos dificuldades em escolher qual para o tipo de comida que estamos servindo. Hoje vamos aprender os tipos de pimenta e seus níveis de ardência para você não errar mais na hora de escolher.
Mas, primeiro vamos dividir pelo nível de ardência de 0 a 10 que você deve considerar ao escolher pimentas.
Pimentas mais tranquilas
Pimenta biquinho
A famosa pimenta biquinho é mais vista em conserva. Seu sabor se destaca em molhos, peixes e carnes, também pode ser usada para decoração de pratos. Então, seu nível de ardência é equivalente a 0.
Pimenta-do-Reino
Muito utilizada em pó, a pimenta do reino é ótima para temperar comidas como carnes, peixes, sopas e caldos. Ela realça o sabor do prato, mas sem deixá-lo muito picante. Então, seu grau de ardência é 1.
Pimentão
Pimentão também é pimenta. Então seja ele verde, amarelo ou vermelho, na mesa do brasileiro é muito comum, apesar do seu ardor ser 0, seu sabor adocicado deixa as comidas mais saborosas.
Pimentas de ardência média
Dedo-de-moça
Seu nível de ardência é 5. É uma das mais conhecidas aqui no Brasil. Ela não chega a tirar o fôlego, mas deixa uma certa dormência. Normalmente se usa em molhos, saladas e cozidos.
Pimenta-longa
Apesar de não arder muito, seu nível de ardência é 3, ela é muito utilizada para molhos e queijos temperados. Também é muito conhecida pela culinária marroquina. Mas, tem sabor adocicado.
Jalapenho
Mais conhecida no México, é utilizada em formato de molhos, mas também pode ser encontrada em bebidas. Seu nível de ardência é 5.
Pimenta-de-cheiro
Ela é aromática. É comum nos refogados do Maranhão e do Piauí. Seu uso é comum também em molhos mas também em peixes. Seu nível de ardência também é 5.
Pimenta-de-bode
Excelente fonte de vitamina A, B, C e E. É comum na região de Goiás. Serve para temperar arroz, carnes e no feijão. Seu nível de ardência é 3.
Cumari do Pará
Comum na região sudeste, nível de ardência 3.
Pimentas inflamáveis
Tabasco
Seu molho é muito conhecido. Chega ao nível de ardência 6. Tem origem mexicana. E apesar de arder, não interfere no sabor da comida.
Thai
Original da culinária asiática, pode ser fresca ou em pó. Ela é forte então pode causar incômodo nos olhos, seu nível de ardência é 8.
Malagueta
Comum na culinária baiana, ela é forte e intensa. E encontrada em molhos em conserva, ideal para moquecas e ensopados.
As mais ardidas de todas
Savina vermelha
Arde 50 vezes mais que a jalapenho e seu manuseio exige cuidado para não queimar a pele. Causa calor e queimação estomacal. Ardência 10.
Trinidad Scorpion
Nível 9 de ardência, essa pimenta é intensa, para quem gosta de sabor cítrico, porém é muito picante.
Bhut Jolokia
De ardência 9, essa pimenta é uma mistura das mais ardidas, veio da Índia e pode causar suor intenso e desconforto na pele.
A pimenta mais perigosa do mundo
Trinidad Scorpion Butch T
Essa pimenta consta no Guiness Book (Livro dos recordes) como a pimenta mais picante do mundo. Sua preparação precisa ser com luvas e máscaras, pois em contato com os olhos e a pele provoca queimação.
Agora você sabe como escolher pimentas. Veja também Tipos de pimenta-do-reino