Depois de passar muito apuro, seja com calor ou com o frio intenso, você finalmente decidiu comprar um. Mas, como escolher um ar-condicionado?
Dependendo da região onde você mora, é um fato que ar-condicionado não é algo que conhecemos tão bem como modelos e marcas de carros e outros produtos. Assim, se torna um pouco difícil saber qual ar-condicionado comprar
Mas Calma, no artigo de hoje, vamos te apresentar um passo a passo com a melhor forma para escolher o seu ar-condicionado.
Entenda como escolher ar-condicionado
Não escolha por preço, isso seria um erro terrível, assim como é para qualquer coisa. A qualidade é sempre importante, mas, quando comprar um ar-condicionado, existem outras coisas que devem ser consideradas.
Ar-condicionado não é como uma televisão, que pode se encaixar em praticamente qualquer lugar, existem modelos para escritório, sala de casa, indústria, etc. Portanto, é necessário fazer uma análise do ambiente antes de escolher o produto.
Segue o passo a passo para você descobrir qual o melhor ar-condicionado que você deve comprar.
Como escolher ar-condicionado: Local e espaço
Como dito anteriormente, a escolha do ambiente é um ponto muito importante para saber onde instalar o ar-condicionado. Portanto, analise se irá instala-lo na janela ou na parede e também se você pode fazer reformas no local onde mora. Talvez seja necessário adicionar tubulação e até uma fonte de energia.
Você já deve ter reparado que o ar-condicionado fica instalado em um lugar mais isolado de tudo, pois, é necessário esse afastamento. Exemplo: Na instalação split, o ar-condicionado precisa estar com 2,3 metros distante do chão e ter 25 cm de distância de qualquer objeto.
Já na instalação janela é necessário ter 1,8 metros do chão e 50 centímetros de distância dos cantos do local escolhido. Isso fará diferença na potência do seu ar-condicionado, até porque, ele precisa estar livre para puxar e liberar ar da melhor forma possível e qualquer obstáculo pode atrapalhar a sua precisão.
BTUs, O que é isso?
BTUs é a medida de potência do ar-condicionado, é ela quem garante o resfriamento ou aquecimento do ambiente. Você deve escolher o ar-condicionado com o BTU adequado para o ambiente desejado.
Esse calculo deve ser feito da seguinte maneira: 600 a 800 BTUs por metro quadrado (600 quando há mais luz do sol e 800 para quando há menos luz do sol). Sendo assim, de forma geral ficaria aproximadamente da seguinte forma: Para 10 m² até 7.500 BTUs, para 30 m² 18.000 BTUs, para 50 m² 30.000 BTUs.
Escolha o modelo
Os mais comuns são os split, janela e portátil. O split é mais econômico, mais silencioso e é instalado em qualquer lugar, porem, precisa de reformas.
O portátil não precisa de reformas, porém é limitado a ambientes com até 20 m², fica próximo à janela, e consome muita energia.
Priorize o que se adapta melhor
Para finalizar, considere todos esses pontos antes de comprar o seu ar-condicionado, lembre-se o mais importante não é o seu preço, mas a adaptabilidade e o seu custo-benefício.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!