O queijo é um alimento delicioso e versátil que você pode usar tanto em pratos doces quanto salgados. Ao mesmo tempo que é uma excelente fonte de cálcio! Os tipos mais comuns de queijo incluem cheddar, mozzarella, feta e parmesão. Mas há muitos outros tipos de queijo que você talvez não saiba – e alguns são ainda melhores do que estes tipos básicos! Aqui estão sete variedades menos conhecidas para se experimentar:
Feta – Um tipo de queijo Coalho
Feta é um queijo branco e macio em salmoura. É normalmente feito de leite de ovelha e tem um sabor salgado e uma textura friável. O Feta é usado em saladas e sanduíches.
Ele normalmente é feito na Grécia, mas também pode ser encontrado em outros países do mundo como França, Bulgária, Croácia e Itália, entre outros.
Brie – Um dos vários tipos de queijo Frânces
O Brie é um queijo macio, cremoso, de sabor suave e textura viscosa. É feito com leite de vaca e tem o nome da região de Brie na França. O sabor varia de suave a forte, dependendo de quanto tempo você o deixa envelhecendo – pode até ser rotulado como creme triplo ou creme duplo. O Brie é um dos meus queijos favoritos porque combina bem com quase tudo: frutas, fatias de baguetes, ou até mesmo sozinho.
Monterey Jack – Um tipo de queijo versátil
Monterey Jack é um queijo suave, semi-mole que se originou no condado de Monterey, Califórnia. É feito com leite de vaca e de cabra, dando-lhe um sabor suave. Estequeijo versátil é muito utilizado em quiches devido a seu sabor neutro e textura cremosa.
Ricotta – Um tipo queijo Italiano
A Ricotta é um tipo de queijo frequentemente fabricado a partir do soro de leite, um subproduto líquido da produção de queijo. Pode ser usado tanto em pratos doces como salgados, assim como na panificação!
Parmesão – Um tipo de queijo “grana”
O parmesão é um queijo duro, granulado, feito de leite de vaca. Seu nome vem das áreas produtoras na Itália, Parma e Reggio Emilia. Caracterizado pelo sabor afiado e picante até mesmo ligeiramente salgado, este queijo pode ser consumido por conta própria como queijo de mesa ou usado para cobrir pratos de massa, saladas e sopas, bem como muitos outros alimentos.
Romano – Um tipo de queijo mais salgado
Há muitos tipos diferentes de queijo por aí, mas este é sem dúvidas é o meu favorito. Chama-se Romano! Também feito do leite de vaca, ele tem uma textura firme e uma cor amarela. Por outro lado, o que torna este tipo de queijo único é seu sabor de nozes, que lhe dá um sabor mais acentuado do que outros queijos como o parmesão ou cheddar (que você pode conhecer como o tipo de pão que você tem com sua massa).
Romano é um dos queijos de mesa mais populares na Itália. Você pode usá-lo também em pratos de massa como carbonara ou molhos de alfredo; no entanto, se você estiver experimentando novas receitas, certifique-se sempre de que elas não contenham nenhum produto lácteo antes de comê-las!
Asiago – Um tipo de queijo com sabor doce e delicado
Asiago é um dos queijos italianos com maior destaque, sendo dividido em duas variações o “Assiato Pressato” e o “Asiato d’ allevo” Produzido nas montanha de Asiago (daí a origem do seu nome), na região nordeste da Itália. Ele tem como uma característica o fato de poder ser saboreado como se fosse um simples pedaço de pão, contudo, pode ser derretido e utilizado em diversas receitas como pizza e risoto, além de ir muito bem com vinhos.
Cheddar – Uma mistura de vários tipos de queijo
Primeiro, vamos dar uma olhada no queijo cheddar. O Cheddar é um queijo inglês e é um dos queijos mais populares do mundo! Meio amarelo semi-duro feito de leite de vaca. Este tipo de queijo vem em diferentes estilos, sabores, formas e tamanhos porque há muitos métodos diferentes usados para produzi-lo. Você pode comprar cheddar sozinho ou em sanduíches (combina bem com mostarda!), saladas e até mesmo como parte de outros pratos como cheeseburgers (hum!).
Mozzarella – Um tipo de queijo de massa filada
O queijo Mozzarella é um queijo macio e elástico de estilo italiano, produzido no sul da Itália. Com uma textura aberta, o que significa que pode ser esticado em cordas. Por isso, é o ingrediente principal da pizza e muitas vezes utilizado em muitas saladas e outros pratos.
Gouda – Um tipo de queijo com sabor suave
O Gouda é um queijo holandês originado, na Holanda, onde foi fabricado pela primeira vez. Mas hoje também é produzido nos Estados Unidos e em outros países do mundo.
Com seu nome sendo originado de uma cidade chamada Gouda que fica na Holanda. Os os holandeses então começaram a exportando-o para a Inglaterra antes de começarem a produzi-lo e vendê-lo em casa; desta forma eles poderiam manter mais lucros!
Queijo azul – Um tipo de queijo com veios azuis
Primeiramente, o queijo azul é um dos tipos de queijo mais conhecidos. Tem uma textura firme e vem em muitas variedades, mas o que todos eles têm em comum é a adição de esporos de mofo azul durante a produção. O mofo azul lhe dá seu sabor e aroma de marca registrada, que varia de acordo com o tipo: O Roquefort é mais ousado do que o Gorgonzola, por exemplo.
Sendo assim, o queijo azul pode ser feito tanto de leite de vaca quanto de ovelha; ele tem um sabor forte e afiado que se torna mais picante à medida que envelhece.
Então, espero que tenha gostado desta lista de queijos. Eles são alguns dos meus favoritos e acho que você também vai adorá-los!
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, conheça nosso blog!