Dicas de carne de segunda sem gastar muito? Estão aqui. Então acompanhe esse guia.
As compras são as mesmas, mas os preços só aumentam e em tempos de inflação precisamos economizar. Mas isso não quer dizer com mal. Dá pra comer bem e economizar. Com essas dicas você poderá fazer um bom churrasco ou um almoço de domingo sem gastar muito.
Mas por que o nome carne de segunda? Esse nome não tem nada a ver com a procedência da carne, e sim, com as partes do boi. Enquanto a carne de primeira é mais macia, a carne de segunda é um pouco mais dura, porém é possível saborear ela e fazer suas principais receitas.
Para isso, separamos as melhores dicas de carne de segunda do mercado. Acompanhe:
Acém: o acém é uma excelente carne para moer, para o cozimento, bife de panela e receitas com molho. É um corte com ótimo custo benefício.
Capa de filé e capa de contrafilé: Apesar de ter uma capa de gordura e dureza média, é uma carne que pode ser utilizada para churrasco, grelhada, refogado, ensopa ou cozida. Tem um cozimento mais longo.
Capa de costela: É uma carne dura, muito utilizada como base de sopas e caldos, por sua riqueza em colágeno.
Costela : você pode usar a costela em caldos, em churrasco e assados. Tem um sabor único e é muito usada assada, principalmente em países como a Argentina e no Uuruguai, conhecido como parrila.
Chã de fora e coxão duro: Conhecido como músculo traseiro do boi. É uma carne de sabor forte, fibrosa e dura. Muito utilizada em sopas, caldos e ensopados.
Cupim: Localizada na parte dianteira do boi e mais comum em gados zebuínos. A gordura da carne dá uma maciez especial que a faz uma das carnes mais consumidas em churrasco. Mas também pode ser feito assado ou na panela de pressão.
Fraldinha: É uma carne saborosa e barata, muito utilizada em churrascos, apesar de ser um corte fino.
Lagarto: Fica entre o chã de fora e o chã de dentro. É uma ótima opção de carne, boa e barata. Trata-se da nádega do boi. Apesar de ser pouco irrigada, ela é muito utilizada para fazer assados e também é consumida fria e marinada.
Músculo: Essa carne quase não tem gordura, é muito rica em colágeno. Ela é uma carne mais dura, muito usada na preparação de caldos, sopas, mas também pode ser feita assada.
Ossobuco: Nada mais é do que o músculo cortado agarrado ao osso da perna. É uma carne versátil que pode ser feita cozida na panela de pressão, existem também receitas de risotos e refogados.
Peito: Apesar de ser uma carne com uma capa de gordura. Com peito podemos fazer caldos, sopas e refogados por seu sabor forte e marcante.
Paleta: É também conhecida como braço, pois fica na parte dianteira do animal. É um corte com fibras longas e gordura. Normalmente fazemos com ela churrasco, assada ou na panela de pressão.
Ponta de agulha:É uma carne da costela do boi, possui ossos em forma de agulha, por isso o nome. Pode ser feita com ela receitas de bifes, na pressão e também em churrasco.
Língua: Um dos orgãos internos do boi, é uma carne saborosa e normalmente feita cozida, a receita mais comum é língua ao molho madeira.
Agora você viu que é possível fazer receitas maravilhosas pagando pouco com essas dicas de carne de segunda. Já corre para o açougue mais próximo, sem perder a qualidade e o salvando seu bolso.