A farinha de trigo pode ser a mais popular, mas sem dúvida nenhuma não é vista com bons olhos pelos médicos. Também não é nada recomendada para quem é intolerante ao glúten que precisa encontrar outras soluções. Você conhece quais são os outros tipos de farinha mais recomendados no lugar da farinha de trigo? Veja a seguir.
Farinha de sêmola é o primeiro dos tipos de farinha recomendado
É feita a partir do trigo, mas também do milho e do arroz. Ela é mais grossa e usada para produção de salgados e doces, sendo muito comum na Europa, no norte da África e também na Índia. No entanto, você pode encontrá-la por aqui também.
A famosa farinha de centeio
Ela é parente do trigo, mas não é trigo. A farinha vem do grão de centeio, muito comum no norte da Europa, pois cresce abundantemente em regiões mais frias. Esta, é usada para produção de pães. Mas não pense que estamos falando do famoso pão francês, que sempre está em nosso café da manhã. Estes pães são mais rústicos, feitos principalmente na culinária alemã e finlandesa.
O lado positivo do centeio é que não necessita de fermento para que o pão cresça e também contém menos glúten que a farinha de trigo tradicional.
Farinha de espelta: um dos melhores tipos de farinha
Este também é parente do trigo, é muito cultivado na Europa e seu tempo de cultivo é bem antigo, desde a era do bronze. Também é muito usado para produzir pães e bolos. Parecido com o centeio, contém menos glúten e mais fibras, vitaminas e minerais que os tipos de farinha mais tradicionais.
Apesar da similaridade, a farinha de espelta tem uma coloração mais branca, diferente da farinha de centeio. Sendo mais leve e fina. Seu sabor é mais adocicado e acaba sendo muito usada também para a produção de bolachas e outros tipos de doces.
Há um tipo de pão produzido pelos alemães chamado de Dinkelbrot. Esse pão possui uma crosta bem mais fina do que o pão tradicional francês e seu miolo é bem mais macio. A farinha de espelta também é a matéria-prima deste tipo de pão.
Além disso, a farinha também é usada na Bavária, na Bélgica e na polônia, na fabricação de cervejas, dentre elas, a vodca.
Pão Frances ou alemão?
E aí, o que você achou destes tipos de bebidas, aposto que não sabia que todas elas existiam e que podem ser até mais eficientes que a farinha de trigo comum, não é mesmo? Então, bora mudar, essas farinhas podem ser muito mais saudáveis, trazendo melhorias para diversas áreas do nosso organismo. Quem sabe, não trocamos o pão francês pelo alemão.