Aprenda a aproveitar melhor o desempenho de sua geladeira. A potência do refrigerador, principalmente em épocas mais quentes do ano, deve ocorrer de maneira mais efetiva. Ou seja, a geladeira deve desempenhar perfeitamente a sua refrigeração, visto que há uma maior necessidade de gelar os alimentos em épocas do ano mais quentes.
Sendo assim, abaixo seguem algumas dicas – e muitas outras no blog – para que você obtenha uma melhor funcionalidade do eletrodoméstico e você aprenda de vez a aproveitar melhor o desempenho de sua geladeira.
- Não obstrua a circulação de ar com o excesso ou desorganização de alimentos armazenados.
- Não fique abrindo a porta da geladeira constantemente.
- Não utilize o condensador como varal.
- Não deixe de fazer as manutenções necessárias nas borrachas da porta da geladeira.
- Não coloque comida quente no refrigerador.
1. Não obstrua a circulação de ar com o excesso ou desorganização de alimentos armazenados
O excesso de coisas armazenadas, ou desorganizadamente guardadas na parte interna da geladeira, provoca muitos obstáculos que impedem a circulação de ar de maneira mais livre e, consequentemente impede que a refrigeração aconteça de forma uniforme. Fato este que exigirá mais do eletrodoméstico no que diz respeito à refrigeração dos alimentos.
2. Não fique abrindo a porta da geladeira constantemente
Como já foi dito acima, o ar gelado precisa se mover de forma livre na parte interna da geladeira, esta circulação – sem obstáculos – provoca o efeito do resfriamento dos alimentos.
Todavia, quando a porta da geladeira é aberta, ocorre a entrada de uma corrente de ar quente da parte externa para a parte interna do eletrodoméstico o que prejudica o processo de refrigeração como um todo e também exigirá mais do eletrodoméstico – principalmente do motor – para continuar refrigerando os alimentos ali armazenados. Ou seja, uma jarra de suco colocada para gelar levará muito mais tempo, caso ocorra a abertura constante da porta da geladeira.
3. Não utilize o condensador como varal
O condensador do refrigerador não se trata do motor, ou seja, ele se caracteriza como um dispensador de calor, mais precisamente como uma serpentina localizada na parte traseira da geladeira que tem como função a liberação de calor para o ambiente externo. Quando ocorre a utilização da serpentina como varal com o objetivo de secar roupas, há o impedimento da liberação de calor. Consequentemente, será necessário um desempenho maior do motor.
4. Não deixe de fazer as manutenções necessárias nas borrachas da porta da geladeira
As borrachas são responsáveis pelo fechamento adequado da geladeira. Sendo assim, caso estejam com algum desgaste, é preciso que seja feita a substituição. Ou seja, prejudica o fechamento do refrigerador defeitos existentes nas borrachas, visto que ocorrerá a entrada de ar quente da parte externa e exigirá mais da refrigeração interna e, por conseguinte, do desempenho do refrigerador.
5. Não coloque comida quente no refrigerador
Armazenar alimentos quentes na geladeira faz com que se exija mais do funcionamento do refrigerador, visto que será necessária mais potência do motor para que este mantenha a temperatura interna da geladeira a qual fora previamente ajustada no termostato. Quer obter mais dicas como esta? Entre no blog!
Portanto, as dicas acima relacionadas irão ajudar você a conseguir um desempenho máximo das funcionalidade da sua geladeira sem que isso sobrecarregue demasiadamente as funções realizadas pelo motor e, consequentemente, sem ter que gastar mais com a fatura mensal da conta de luz.