Eles se tornaram os maiores produtores e consumidores de alfajor no mundo todo. No entanto, o alfajor não é de origem argentina, então como se tornou o doce da semifinalista da copa do mundo? Veja por aqui. De quebra, também trouxemos uma receitinha de alfajor direto da argentina para você
Alfajor ou biscakes?
O seu modo mais tradicional é feito com dois biscoitos macios recheados de doce de leite, além de uma deliciosa cobertura de chocolate ou coco ralado. Para alguns não é um biscoito, mas também não é um bolo. Biscakes, a mistura de biscoito e cake (do inglês para bolo), como se fosse um biscoito bolo.
O alfajor é tão valorizado na culinária argentina que chega a ser comparado com o famoso vinho Malbec. Talvez, por isso, a culinária de origem árabe se tornou tão popular. Todos os anos aproximadamente 1 bilhão de alfajores são vendidos em todo o país argentino.
Existem centenas de variedades do meio biscoito meio bolo, podendo ser encontrado em qualquer lugar. Eles são os semifinalistas da copa do mundo, mas são os campeões quando o assunto é alfajor.
Receita de Alfajor
Da água na boca só de pensar em como esse lanchinho pode ser delicioso, pensando nisso, separamos uma receita direto da argentina para a sua cozinha, veja a seguir:
Alfajor Mar del Plata
Ingredientes:
Você precisará de manteiga sem sal (110 gramas), açúcar de confeiteiro (80 gramas), raspas de metade de uma laranja, 40 gramas de ovos, mel (uma colher), 200 gramas de farinha com fermento, 5 gramas de cacau em pó. Doce de leite (500 gramas), chocolate amargo 70% (600 gramas).
Esta quantidade irá render 20 alfajores. Mas agora vamos botar a mão na massa:
Use um processador de alimentos e bata o açúcar, as raspas de laranja e a manteiga. Então adicione a mistura o mel e o ovo. Volte a misturar tudo até que a mistura se torne em um creme claro e cremoso.
Então coloque o cacau em pó e a farinha e misture novamente. Feito a massa, coloque um plástico filme cobrindo a massa e deixe na geladeira por duas horas. Depois disso, retire da geladeira e corte em formatos redondos de 6 centímetros.
Então coloque numa forma, deixando um espaço entre cada um dos doces. Leve ao forno e deixe assar por 6 minutos com a temperatura em 190 °C. Com os biscoitos prontos, deixe-os esfriar.
Depois disso separe os biscoitos em duplas e coloque doce de leite em cada um dos pares, cobrindo o doce com o outro par, ao fazer isso, pressione levemente os biscoitos, para que a parte de baixa fique plana, vire o conjunto e faça o mesmo processo.
Deixe-os descansar por 24h. Finalmente chegou a hora da cobertura. Mergulhe os doces em chocolate e retire-os com espátula, retirando todo o excesso. Coloque em alguma base que não grude. Quando eles secarem, estarão prontos para comer.
Experimente
O que achou dessa receita? Maravilhosa não é mesmo? Quem sabe a moda pega aqui no Brasil e não ganhamos dos los Hermanos nisso também.