Você gosta de cozinhar usando vegetais frescos, mas odeia a ideia de ter que comprá-los cada vez que for preparar uma refeição? Se sim, te trago uma solução! Você pode congelar hortaliças e legumes em casa. Mas como garantir que mesmo congelados ainda serão bons quando você estiver pronto para cozinha-los? A fim de que você continue consumindo hortaliças nutritivas, hoje vamos te ensinar passo a passo como conseguir isso!
Higienização: lave bem antes de congelar suas hortaliças
Para começar, é necessário lavar bem os legumes. Lembrando que nem todos os tipos de sujeira podem ser removidos apenas colocando seus legumes e/ou hortaliças debaixo d’água.
Não use sabão ou detergente em sua lavagem; estes produtos evitam o congelamento adequado, além de deixar resíduos na superfície do alimento, prejudicando sua saúde.
Por fim, evite o uso de água quente ela pode danificar as estruturas celulares das hortaliças; em vez disso, escolha água corrente fria.
Branqueie os legumes antes de congelá-los
O branqueamento é um processo de cozimento que envolve a submersão de vegetais crus em água fervente por aproximadamente 3 a 5 minutos, depois resfriando-os imediatamente com água fria. Você pode branquear vegetais inteiros ou pode cortar antes de fervê-los. De qualquer forma, funciona; é apenas uma questão de preferência pessoal.
Esse processo ajuda na preservação dos nutrientes. Afinal, o alto calor da água fervente matará qualquer bactéria que possa estar em seus vegetais. Entretanto, também vai ajudar a remover os açúcares naturais e as enzimas dos vegetais, bem como levar à perda de nutrientes se não for tratado adequadamente durante o congelamento.
O branqueamento também quebra as paredes celulares de modo que, quando você congela esses vegetais eles terão menos tendência à queima por congelamento ou excesso de umidade quando descongelados mais tarde (o que significa menos calorias).
Como fazer o branqueamento antes de congelar as hortaliças e legumes
Para o processo de branqueamento dos legumes:
- Encha uma panela grande com água suficiente para submergir completamente (cerca de 2 polegadas), deixe ferver em fogo alto e adicione 1 colher de chá de sal por litro de água.
- Acrescente os pedaços de vegetais limpos de uma só vez para que não fiquem colados (será mais fácil retirá-los mais tarde).
- Cozinhe até ficar crocante – isso dependerá do tamanho, mas não deve exceder 5 minutos se usar floretes de brócolis ou cenouras fatiadas; 7 minutos se usar cenouras integrais; 10-12 minutos para batatas cortadas; 12-15 minutos para grãos de ervilha; 15-18 minutos para grãos de milho; 20+ minutos para feijão verde.
Seque bem os legumes e hortaliças antes de congelá-los
Os legumes e/ou hortaliças em uma única camada sobre as bandejas e os leve para secar no forno a 100 graus Celsius por três a quatro horas, ou até estarem completamente secos.
Use recipientes e sacolas que não prejudiquem o congelamento
Para melhores resultados, use recipientes feitos de um material seguro para congelamento. Estes recipientes podem ser usados por anos e não perderão sua forma durante o processo de congelamento. Além disso, procure embalagens que estejam marcadas com as palavras “seguro para freezer”. Este rótulo indica que o produto foi testado e atende a padrões específicos para armazenar alimentos com sucesso no freezer sem perder sua textura ou valor nutricional.
Se você quiser economizar dinheiro na próxima vez que for ao supermercado, aproveite estas dicas práticas sobre como congelar legumes sem perder seus nutrientes!
Certifique-se de seguir estas dicas para tirar o máximo proveito de seus legumes congelados!
Para obter os melhores resultados, siga estas dicas:
- Etiquete seus recipientes. Você vai querer saber o que há neles e quando eles foram congelados a fim de usá-los mais tarde.
- Congelar as hortaliças e os vegetais em uma única camada garante que fiquem facilmente separados após o congelamento. Isto também ajuda a evitar que eles congelam juntos em um tufo gigante!
- Se você estiver usando sacos ou recipientes congeladores, use o máximo de ar possível e não se esqueça de deixar espaço na parte superior para expansão (até 1/2 polegada). Basta certificar-se de que seus vegetais estejam secos antes de colocá-los no saco (não se esqueça deste passo importante).
- Você também deve tentar não embalar muitos pedaços de brócolis em um saco; se eles estiverem se tocando, não congelar corretamente devido à perda de umidade pelo contato uns com os outros, ao invés de serem expostos diretamente à superfície fria onde ocorre o congelamento adequado.
Quando estiver pronto para começar a congelar suas hortaliças e legumes, lembre-se que é importante seguir estas dicas para que elas permaneçam o mais nutritivas possível. A melhor maneira de garantir que você tenha legumes saudáveis é seguindo nossas recomendações, quer saber mais? Visite nosso site e como resultado tenha sempre legumes cheios de nutrientes em casa!