A feijoada é um prato genuinamente brasileiro e agrada 9 em cada 10 brasileiro.
O segredo de uma boa feijoada esta na escolha de seus pertences: carnes e linguiças.
porém, são essas escolhas que definem o sabor e a qualidade de uma boa feijoada brasileira.
Assim, quem não gosta de saborear essa iguaria, que tanto sucesso faz em todas as classes sociais?
Pois hoje compartilharemos como escolher os melhores salgados para fazer uma receita de feijoada completa?
Como sabemos, a feijoada é feita com cortes salgados de carne de porco, mas é claro que essa escolha fica sempre a critério de cada pessoa.
Porém estarei dando dicas de como ter uma boa variedade, combinado ingredientes salgados, como carne de sol ou carne seca para feijoada, defumados e outros (incluindo bacon e linguiça calabresa) e partes específicas do suíno como pé, rabo e máscara suína, além da clássica costela e do lombo de porco.
Carnes para feijoada quais as principais?
Quais as principais carnes para se fazer uma gostosa feijoada? A feijoada é feita com carnes selecionadas de suínos, e um dos pertences que não pode faltar é o lombo de porco, a costela suína e a carne seca.
A quantidade desses pertences, são mais generosos que os outros, pois elas são a responsável pelo sabor mais acentuado da feijoada.
Numa porção normal, para garantir um sabor mais apurado e delicioso, usa-se a proporção de cerca de 2,5 kg de carne para 1 kg de feijão, reservamos aproximadamente 500 gramas de costela, 400 gramas de lombo e pelo menos 300 gramas de carne seca.
Adicione outras carnes para feijoada, como linguiça calabresa, paio e bacon
Além das carnes principais, outros ingredientes são essenciais para garantir uma feijoada saborosa.
A proporção em uma feijoada completa, varia entre 300 g a 400 g de linguiça calabresa, 200 g a 250 g de bacon em pedaços e 300 g a 350 g de paio. Essas carnes possuem uma boa quantidade de gordura e são muito suculentas, trazendo um sabor especial à receita.
Outros salgados também são importantes
Mas a escolha das carnes para uma boa feijoada não para por ai.
Ingredientes como o pé, o rabo, a máscara e as orelhas suínas também são ingredientes essenciais. Porém eles têm bastante colágeno e oferecem mais consistência ao prato, deixando o caldo da feijoada encorpado e com um sabor rico.