Escolher verduras e legumes frescos certamente faz toda a diferença. Afinal quem não gosta de uma salada fresquinha, ou até mesmo uma receita tradicional, como o Yakisoba, não é mesmo? Confira nossas dicas completas para acertar na escolha de verduras e legumes.
A saber que a escolha de verduras e legumes frescos é essencial, para que possamos aproveitar o melhor que esses alimentos tão ricos em nutrientes e vitaminas tem a nos oferecer, vamos mostrar algumas dicas de como selecionar os melhores.
Como escolher legumes e verduras
As verduras devem sempre estar com boa aparência e aspecto. Isso é fácil de observar, já que as folhas precisam estar levemente úmidas e brilhantes, sem manchas ou que não pareçam frescas e com bom cheiro. Desconsidere verduras com rasgos, manchas ou murchas, porque é sinal de que estão com mordidas de insetos.
Os melhores legumes são os da estação vigente na hora da compra, pois estão mais frescos. Sempre escolha os que estiverem mais firmes, com cor uniforme, frescos e folhas brilhantes. Não leve para casa os que tiverem manchas, folhas murchas e aspecto ruim, como amassados ou com aspecto de flacidez.
Dicas para acertar na escolha de verduras e legumes frescos
Escolher verduras e legumes é uma tarefa cotidiana, que exige atenção. Vamos para algumas dicas. Pepino, cenoura, tomate e beterraba: devem estar bem firmes e frescos. Não leve se apresentarem manchas ou estiverem sem firmeza.Prefira beterrabas bem roxas, sem manchas verdes e com talos longos.
Berinjela: só compre se estiver com a casca lisa, brilhante e bem firme. Se a casca estiver enrugada ou furada, é sinal de que está com bigatos.
Tomate: deve estar firme e vermelho. Não devem estar moles ou enrugados, pois é sinal que passaram do tempo.
Pepino: deve estar com a cor viva e a casca brilhante. Se estiverem com manchas é sinal que passaram do tempo.
Brócolis e couve-flor: devem estar com os buquês compactos e bem-feitos. As folhas precisam estar frescas, nem murchas e nem amareladas. O talo deve ser firme, úmido e quebradiço.
Mandioca: a casca deve estar solta, pois isso significa que está mais macia e vai cozinhar mais rapidamente. Se comprar ela descascada, dê atenção para a firmeza e aparência. Se estiverem amareladas, é sinal que passaram do tempo.
Cebola: a casca deve estar bem brilhante, seca e sem sinal de brotos. O bulbo precisa estar firme e a casca deve se soltar com certa facilidade.
Para saber mais sobre receitas e dicas para facilitar o dia a dia, acompanhe nosso blog.