O quiabo é um fruto (sim, uma fruta! Muitas pessoas acreditam ser um vegetal, porém ele é a fruta do quiabeiro) e está presente há muitos anos na culinária brasileira, ganhando cada vez mais espaço nas refeições diárias, podendo ser ingerido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Contudo, é fundamental que você mande bem no preparo desse prato, fazendo então um delicioso quiabo sem baba.
Apesar da sua origem, africana, tendo sido trazido para o Brasil por escravos no período de intenso tráfico negreiro, hoje o quiabo faz parte da história culinária do nosso país.
Consumido de norte ao sul do Brasil de diversas maneiras o quiabo é muito benéfico para a saúde, pois é rico em vitaminas A, C, B2 e B5, possui ação antioxidante, tem cálcio, pouco carboidrato e auxilia no controle de diabetes, mas não para por aí, este fruto traz diversos outros benefícios para a saúde, além de ser saboroso!
Muitas pessoas não gostam de quiabo, principalmente por causa daquela baba que o vegetal solta, mas é tudo questão de jeitinho na hora do preparo. Por isso, fique tranquilo que com as dicas de hoje você irá fazer um delicioso quiabo refogado sem baba e melhor de tudo, será bem rapidinho de preparar.
Ingredientes
500 gramas de quiabo
3 dentes de alho
Óleo de soja ou azeite
Sal à gosto
Pimenta do reino à gosto
2 colheres de (chá) de vinagre ou ½ fatia de limão
2 colheres (sopa) de água (se necessário)
Como preparar quiabo sem baba
- Lave bem o quiabo em água corrente, após isso seque com um pano de prato;
- Pique o quiabo retirando a ponta e o cabo, reserve (o tamanho fica a seu critério, porém quanto mais fino cortar, mais rápido ficará pronto);
- Descasque o alho e pique eles em tamanho pequeno;
- Em uma panela, coloque um fio de óleo de sua preferência e o alho deixando-o fritar até que fique dourado;
- Coloque o quiabo picado na panela e mexa levemente;
- Coloque o sal e a pimenta do reino;
- Adicione 4 colheres de vinagre ou a ½ fatia do suco de limão;
- Tampe a panela e deixe o quiabo cozinhar em fogo baixo, observe sempre o quiabo para que não queime e mexa com uma colher levemente;
- Por fim, se notar que o quiabo está queimando, você pode adicionar um pouco de água ou um pouco mais de óleo;
- Quando o quiabo estiver molinho é porque está pronto, desligue o fogo e servia em seguida.
Viu como não tem segredo? E você ainda pode diversificar no preparo, combinando com carnes e outros legumes, fica uma delícia!
Se você gostou dessa dica, não deixe acessar o nosso site, todos os dias uma nova receita mais gostosa que a outra.