O peixe é uma das carnes bastante consumidas aqui no Brasil. E isso percorre por todas as épocas do ano, mas principalmente em período de páscoa dadas as tradições religiosas em torno dessa data. Algumas pessoas costuma comprar o peixe congelado e já limpo, até mesmo cortado. Mas a verdade é que nada como um peixe fresco… O sabor, a suculência e a qualidade do peixe realmente não tem comparação. No entanto, comprando-o fresco, você precisa saber como limpar peixe. Isso porque ele é ofertado nessa maneira, da mesma forma que foi pescado, inteiro.
Esse é um grande desafio para muitas donas de casa, afinal de contas o cheiro do peixe e de suas vísceras é bem forte, e costumamos achar bem trabalhoso o processo de limpeza. Por isso acabamos normalmente nos rendendo ao peixe embalado industrializado.
Mas este processo não precisa ser tão árduo assim, você só precisa saber conduzir a limpeza da forma correta, segura e prática. Facas adequadas também podem ajudar, como a faca esportiva de pesca ou a faca do chef, pois ajudam a manter o posicionamento da mão com segurança para os cortes, tendo sido pensadas para este tipo de demanda.
Por isso, para um processo de limpeza tranquilo e sem perrengues, listamos o que você precisa, para que organize antes do ato, facilitando o processo. Mas antes, se for viável para as suas condições, escolha um local externo, isso vai facilitar a limpeza posterior do ambiente, pois as vezes as escamas se espalham amplamente pelo recinto.
Liste o que você vai precisar
Primeiramente, é preciso separar todos os utensílios necessários. Então já anota aí para não ter problemas mais tarde:
- Faca apropriada, na ausência escolha uma faca média;
- Tábua de corte;
- Escamador;
- Toalha grande;
- A lixeira precisa estar próxima a você,
- Avental pessoal
Passo a passo para limpar o peixe
Acompanhe o passo a passo prático para essa limpeza, garantindo uma carne saborosa e segura de consumo.
1 – Separe as escamas: Limpe com a faca, repetindo movimentos que devem ir no sentido oposto ao das escamas, ou seja, do rabo para a cabeça. Mas seja delicado para não agredir a pele do peixe, seus movimentos além de repetitivos devem ser breves e com força moderada.
2 – Retire os órgãos: Você sabia que retirar os órgãos do peixe depois, pode acelerar o seu processo de decomposição além da proliferação de bactérias nocivas? O ideal é limpar de imediato, caso vá utilizar posteriormente já congele o peixe limpo.
3 – Faça o corte de acordo com a receita: Se for em postas, inteiro, ou filé. Para as postas corte na vertical pedaços de aproximadamente 3 dedos, se for inteiro apenas higienize. Mas se for em filé, remova a cabeça e apoie a faca próximo a limitação da espinha. Em seguida puxe a carne apoiando a faca desde a ponta da espinha abaixo da cabeça, até o rabo.
4 – Lave: Agora mergulhe o peixe em uma misturinha de água sal e limão, caso esteja muito quente utilize água bem gelada. Deixe de molho por em média 30 minutos e depois descarte a água.
Agora é sem desculpas! E para mais dicas, truques e receitas, encontre mais soluções acessando nosso blog.