Se existe um molho que é frequentemente utilizado na culinária, esse é o bechamel. Uma receita francesa, que existe há muitos anos e sempre traz um sabor especial para pratos, deixando-os maravilhosos. Mas será que você conhece as variações que existem no molho bechamel e foram surgindo ao longo do tempo?
Aqui no Brasil, temos o costume de chamá-lo de molho branco e como já deve saber, é muito difícil que uma receita se mantenha sempre original em nosso país. Sempre trazemos sabores diferentes, que parecem agregar ainda mais sabores ao pratos.
Iremos lhe apresentar hoje as principais variações do molho bechamel, para que possa ter novas ideias de usar essa receita em seus pratos, tornando-os inovadores e cada vez mais gostosos, agradando as pessoas que ama.
Os ingredientes de um molho bechamel tradicional
Antes de conhecer as variações do molho bechamel, é preciso que reconheça a receita original, que serve como base para todos os outros ingredientes que são acrescentados em cada modificação. Esse molho leva:
- 1 litro de leite;
- 1/2 cebola;
- 1 folha de louro;
- 3 cravos da índia;
- 50g de manteiga;
- 50g de farinha de trigo;
- sal e pimenta do reino á gosto;
- noz moscada à gosto.
O molho preparado dessa forma, pode ser utilizado para rechear massas, como lasanhas, para gratinar vegetais, servir de acompanhamento para carnes, dentre outras utilidades.
Modificações saborosas desse molho
Muitas pessoas acrescentam queijo parmesão na receita, para trazer um sabor diferenciado. Cerca de 50g desse ingrediente já cria um molho diferente, com uma outra textura e o deixa muito gostoso. Vale a pena experimentar.
Outros, preferem adicionar creme de leite fresco para deixar o molho bechamel mais cremoso e trazer uma suavidade para a receita. Costuma ficar muito saboroso e o torna ainda melhor para massas no geral.
Uma outra variação ocmum é o acréscimo de gemas de ovo no preparo, quando o fogo já estiver desligado, para que o ponto fique ideal. E ainda tem aqueles que querem trazer mais cor para o prato e por isso, acrescentam um pouco de molho de tomate, criando assim, o molho rosé.
Dentre ingredientes que também estão sempre presentes, encontra-se a cebolinha, salsinha e demais formas de cheiro verde, que trazem um frescor a mais para a receita.
O segredo é experiementar e não ter medo de inovar. Você também pode deixar seu molho bechamel mais saboroso e tornar suas receitas únicas. Não deixe de conferir os demais conteúdos em nosso blog e esteja sempre surpreendendo na cozinha.