Primeiramente, o manjericão é uma das ervas mais populares do mundo, e é fácil você saber o motivo, com sabor rico e saboroso complementa quase todos os tipos de alimentos, podendo ser usado fresco ou seco. Cada tipo de manjericão tem seu próprio perfil de sabor e aroma distinto, para que você possa usá-los todos em sua culinária sem se aborrecer com os mesmos sabores antigos.
Você pode começar com qualquer tipo de manjericão que você acha que gostaria de experimentar primeiro, mas recomendo começar com o manjericão doce porque é o mais fácil de crescer e trabalhar. Ele também tem a maior versatilidade quando se trata de cozinhar. Se você gosta de comida apimentada, então o manjericão tailandês pode ser para você. Você também pode tentar cultivar um pouco de manjericão genovês se for isto que seu mercado local de agricultores vende durante sua estação alta (geralmente primavera).
Quantos tipos de manjericão existem
Outros tipos incluem o manjericão opala escuro ou roxo, que tem folhas roxas que ficam verdes quando cozidas; o manjericão limão que tem gosto de limonada quando consumido fresco ou usado em saladas; o manjericão sagrado ou sagrado, que é popular na cozinha do sul da Ásia; e finalmente o manjericão canela, que dá um aroma quente e picante semelhante ao da canela!
1. O primeiro da listagem dos tipos de manjericão visto é o: doce
O manjericão doce é o tipo de manjericão mais usado na cozinha italiana. Tem um aroma muito picante e doce que combina bem com tomates, cebolas, alho e pimentão. Esta erva pode ser usada fresca ou seca para adicionar um sabor aromático aos molhos e sopas de tomate. Entretanto, o manjericão doce também contém ferro e vitamina A – ambos nutrientes que são necessários para o crescimento saudável das células!
2. Manjericão genovês
O manjericão genovês é a variedade mais comum de manjericão e o usado para fazer pesto. Ele tem um sabor doce, picante e parecido com o anis. O manjericão genovês é um bom manjericão para todos os fins porque é fácil de cultivar e pode ser usado tanto em pratos doces como salgados. Por isso, combina bem com tomate e queijo; acrescente algumas folhas picadas ao molho de tomate ou pesto para aumentar o sabor.
3. Opala escura ou manjericão roxo
Opala escura ou manjericão roxo (Ocimum basilicum) é um tipo de manjericão que é de cor roxa escura. Ele tem como característica um sabor mais suave, sendo usado na culinária em pratos de salada. É também conhecido como manjericão opala, manjericão roxo ou manjericão preto opala.
4. Manjericão limão
O manjericão-limão, também conhecido como manjericão azul africano, é uma cruz entre o manjericão doce e a verbena de limão. Tem um forte sabor e aroma de limão, o que o torna perfeito para fazer pesto. Também é utilizado em saladas e outros pratos. O manjericão-limão é uma boa fonte de ferro e vitamina A.
5. Manjericão tailandês ou asiático
O manjericão tailandês ou asiático é um membro da família da hortelã e tem um sabor doce, semelhante ao do anis. É utilizado em muitos pratos tailandeses, assim como na cozinha vietnamita e laociana. As folhas têm um aroma exótico que pode ser usado para realçar qualquer prato o adicionando inteiro ou finamente cortado em saladas, sopas ou batatas fritas. Porque se você estiver tendo problemas para encontrar manjericão tailandês em sua mercearia ou mercado de fazendeiros, experimente cultivar um pouco por conta própria – é fácil de cultivar dentro de casa em um parapeito de janela ensolarado!
6. Manjericão canela
O manjericão de canela é uma erva doce e picante que tem um toque de canela, mas também tem um aroma e sabor semelhante ao do alcaçuz. Utilizada na cozinha tailandesa e no Oriente Médio. Ele pode ser cultivado como uma planta anual ou perene.
Então, se você tiver este tipo de manjericão crescendo em seu jardim, você saberá como é ter uma erva que cheira tão bem quanto tem gosto!
7. E por último entre os tipos manjericão: sagrado
Encontrado na cozinha indiana e na medicina ayurvédica. A planta é usada para tratar problemas estomacais e diabetes, bem como uma variedade de outros problemas relacionados a saúde.
Todos estes tipos vêm de diferentes partes do mundo, mas compartilham características semelhantes, tais como ter óleos aromáticos e ser de fácil transporte dentro de casa com requisitos mínimos de luz solar, por isso todas todos os tipos de manjericão precisam sempre de atenção!
Interessante não é? Essas dicas assim como várias outras você pode encontrar no nosso site!